Leia também:
X MP Eleitoral contesta registro de candidatura de Kataguiri em SP

Número de candidatos policiais aumenta nas eleições de 2022

Mais de 1,7 mil candidatos vinculados às forças de segurança apresentaram registro no TSE

Paulo Moura - 17/08/2022 08h36 | atualizado em 17/08/2022 11h27

Policiais militares do Rio de Janeiro Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

A quantidade de candidatos policiais e de outras forças de segurança cresceu nas eleições de 2022 na comparação com 2018. De acordo com um levantamento divulgado pelo portal G1, o número de postulantes a cargos eletivos oriundos das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e membros das Forças Armadas aumentou 27% em relação ao registrado há quatro anos.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.755 candidatos vinculados às forças de segurança apresentaram registro no TSE. Quatro anos atrás, o total foi de 1.379. Segundo o levantamento, o maior crescimento ocorreu entre os candidatos que declararam trabalhar como policiais militares. O número saltou de 601, em 2018, para 817 neste ano.

Para determinar quais candidatos são caracterizados como membros das forças de segurança, o veículo considerou a informação fornecida pelos candidatos sobre a sua ocupação e a identificação do nome de urna. O grupo dos candidatos que utilizam nomes de patentes ou cargos nas forças de segurança, mas que registraram outras ocupações, apresentou aumento de 78%.

Entre os partidos, o PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, é o que tem o maior número de candidatos das forças de segurança, com 208 postulantes a cargos eletivos, o que representa um total de 13% dos concorrentes da sigla. O PSTU, por outro lado, é o partido que tem o menor número de candidatos oriundos dessa parcela da população, com apenas 2 nomes.

Entre os estados, o Rio de Janeiro é quem lidera em número de candidatos das forças de segurança, com 241 postulantes. Já Tocantins é o estado que tem menos concorrentes oriundos das polícias e das Forças Armadas, com apenas quatro candidatos.

Leia também1 MP Eleitoral contesta registro de candidatura de Kataguiri em SP
2 Aras no TSE: Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral
3 Moraes toma posse no TSE em cerimônia com Bolsonaro e Lula
4 Influenciador morre aos 32 anos por complicações da Covid-19
5 MPE pede que Justiça rejeite a candidatura de Daniel Silveira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.