Leia também:
X Bolsonaro: “Nunca perdi uma eleição e sei que não será agora”

New York Times: “Ficou claro que Bolsonaro estava certo”

Falha nas pesquisas eleitorais não passaram despercebidas pelos grandes veículos internacionais

Monique Mello - 03/10/2022 14h04 | atualizado em 03/10/2022 15h00

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR

O primeiro turno das eleições brasileiras neste domingo (2) repercutiu internacionalmente. A eleição foi classificada como “duelo de titãs” pelos principais jornais do mundo, em referência à disputa acirrada entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O norte-americano The New York Times chegou a apontar que Bolsonaro “estava claramente certo” em desconfiar das pesquisas de intenção de voto.

De acordo com o jornal, ainda que tenha ficado em segundo numericamente, foi o candidato à reeleição quem teve a melhor performance nas urnas.

– Durante meses, pesquisadores e analistas disseram que o presidente Jair Bolsonaro estava condenado. Ele estava atrás por uma margem ampla e inabalável na disputa presidencial de alto risco do Brasil (…) e as pesquisas sugeriam que poderia até perder no primeiro turno – diz trecho do veículo.

– Os analistas subestimaram a força de candidatos conservadores em todo o país – aponta outro trecho, tendo em vista o grande número de parlamentares conservadores, da base de Bolsonaro, eleitos para o Congresso.

Já em relação a Lula, o veículo disse que ele está tentando realizar um “espantoso renascimento político que há poucos anos parecia impensável”.

Da mesma forma os jornais argentinos La Nacion e Clarin apontaram erros significativos nas pesquisas eleitorais. O espanhol El País também afirmou que Bolsonaro contrariou os levantamentos.

– Durante meses, Bolsonaro criticou pesquisas que o punham consistentemente 10 a 15 pontos atrás de Lula. Seus fiéis diziam que ele estava sendo subestimado tal como em 2018, e assim o foi. No momento da verdade, seu apoio real foi maior do que o previsto – afirmou o veículo.

O Wall Street Journal, dos Estados Unidos, foi mais contido em sua análise, mas destacou que “Bolsonaro se saiu bem melhor do que o previsto nas principais pesquisas”.

Leia também1 Ipec e Datafolha erram por mais de 10 pontos em pesquisas
2 Bolsonaro: “Nunca perdi uma eleição e sei que não será agora”
3 "Disputa decidirá forma como seremos vistos por Deus"
4 Bolsonaro tem primeiro turno de 2022 melhor do que em 2018
5 Eleição 2022 trouxe o Congresso mais conservador da história

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.