Leia também:
X Jovem Pan: Adjetivos contra Lula estão proibidos. Veja quais

Moraes proíbe Bolsonaro de falar que PT foi contra o Auxílio Brasil

Informações foram veiculadas em propaganda do candidato à reeleição

Monique Mello - 19/10/2022 18h00 | atualizado em 19/10/2022 19h03

Alexandre de Moraes Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) seja proibida de divulgar que o Partido dos Trabalhadores (PT) teria votado contra o Auxílio Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte, fixou multa de R$ 100 mil por cada episódio de descumprimento.

Em sua decisão, Moraes afirmou que a propaganda de Bolsonaro veiculada no último dia 16 de outubro se “descola da realidade, por meio de inverdades, fazendo uso de falas gravemente descontextualizadas” do ex-presidente Lula (PT).

Na mesma propaganda, eram mostradas falas de Lula “agradecendo” a pandemia pela criação do coronavírus, o que também foi proibido.

– A Justiça Eleitoral reconheceu que são mentirosas as informações divulgadas por Bolsonaro sobre Lula ter desprezo pela vida humana e que teria agradecido pela existência do coronavírus, além de afirmar que o PT votou contra o projeto de lei do Auxílio Brasil – diz a resolução.

A decisão foi tomada após um pedido de liminar feito pela chapa Lula-Alckmin. Moraes considerou que a propaganda “evidencia a divulgação de fato sabidamente inverídico e descontextualizado, que não pode ser tolerado”.

– Em juízo preliminar próprio das liminares, extrai-se dos elementos contidos nos autos que a propaganda ora analisada evidencia a divulgação de fato sabidamente inverídico e descontextualizado, que não pode ser tolerada por esta corte, notadamente por se tratar de notícia falsa divulgada durante o segundo turno da eleição presidencial – decidiu o ministro.

Leia também1 Moraes: “Na hora que prender 2 ou 3, eles param rapidinho”
2 Randolfe desafia Moraes e induz militância a insistir em fake
3 Jovem Pan: Adjetivos contra Lula estão proibidos. Veja quais
4 TSE concede três direitos de resposta para Lula na Jovem Pan
5 Bolsonaro tem mais chance de vencer que Lula, diz consultoria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.