Moraes autoriza reforço das Forças Armadas nas eleições
Autorização foi para que militares reforcem a segurança em 561 cidades e localidades, em 11 estados, no primeiro turno das eleições
Pleno.News - 18/09/2022 17h18 | atualizado em 19/09/2022 12h47
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança em 561 cidades e localidades, em 11 estados, no primeiro turno das eleições.
As decisões ainda precisam ser confirmadas pelo plenário do TSE. Só então o Ministério da Defesa será notificado para organizar a operação.
Tradicionalmente, os militares apoiam o trabalho da polícia nas cidades que pedem reforço. Neste ano, a preocupação é maior diante da escalada dos episódios de violência política.
Moraes atendeu solicitações dos Tribunais Regionais Eleitorais. O maior contingente deve ser deslocado para o Rio de Janeiro, que pediu apoio das Forças Armadas em 167 municípios. Os militares também devem ajudar na logística em terras indígenas.
Uma resolução de 2004 autoriza o TSE a “requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados”.
Basta encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justificam a necessidade de reforço na segurança, com o aval da Secretaria de Segurança dos Estados.
*AE
Leia também1 PT irá ao TSE contra Bolsonaro por discurso feito em Londres
2 PDT vai ao TSE contra "roubo" da marca "Prefiro Ciro" por lulistas
3 Rejeição de Lula é de 52,5%, mostra Pesquisa Brasmarket
4 TSE manda Gleisi apagar post com fake news sobre Bolsonaro
5 Decretos de armas: Fachin e outros 3 votam por suspensão