Leia também:
X Fachin absolve condenado por furto e aponta método frágil

MDB: Aliado de Calheiros aciona o TSE contra convenção de Tebet

Aliado de Renan tenta anular convenção que deve oficializar candidatura da senadora ao Planalto

Pleno.News - 26/07/2022 07h28 | atualizado em 26/07/2022 11h49

Simone Tebet e Renan Calheiros Foto: Agência Senado/Jane de Araújo

Um aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar anular a convenção nacional do MDB marcada para quarta-feira (27). No evento, deve ser homologada a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República.

Na ação, protocolada na Corte eleitoral por Hugo Vanderlei Caju, delegado do MDB de Alagoas, é alegado que o modelo virtual do encontro se reveste de “grave irregularidade”, pois não garante o sigilo do voto.

– O mencionado edital de convocação, ao prever a realização da reunião por meio da plataforma ZOOM, reveste-se de grave irregularidade, notadamente relacionada à garantia do sigilo do voto, representando violação às disposições estatutárias do MDB, tal como será verificado adiante – disse o emedebista.

A iniciativa, que é encabeçada por Renan, não conta com apoio majoritário do grupo de emedebistas que apoiam Lula, nem do ex-presidente Michel Temer, que se reuniu com a ala lulista da sigla e chegou a defender o adiamento da convenção.

– O que nós combinamos é que íamos esgotar as tratativas no campo político. Justiça é sinônimo de briga – disse Lucio Vieira Lima (MDB-BA), que apoia Lula.

O MDB, por sua vez, informou em nota que “irá responder ao TSE a ação apresentada pelo emedebista alagoano Hugo Caju”. A assessoria jurídica do partido ainda informou que “tem plena convicção de êxito” e disse que a sigla “confia na segurança do sistema eletrônico de votação, aliás como a maioria dos brasileiros”.

*AE

Leia também1 Fachin absolve condenado por furto e aponta método frágil
2 Adélio passa por nova perícia, e laudo sairá em até 30 dias
3 Mãe e filho recém-nascido são encontrados mortos em casa
4 Flávio questiona nova perícia de Adélio: 'Querem liberar por quê?'
5 Repórter afirma que já foi agredido por apoiar Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.