Leia também:
X Bolsonaro encerra campanha hoje com motociatas em SP e SC

Lula teve tratamento especial na Globo, diz colunista

Petista teria sido acompanhado de perto pelo chefe de jornalismo da emissora

Pleno.News - 01/10/2022 12h14 | atualizado em 02/10/2022 15h47

Lula durante o debate da Globo Foto: Lula/Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria recebido tratamento de honra na Globo, durante sua participação no último debate presidencial, realizado na emissora, nesta quinta-feira (29). É o que diz o colunista Leo Dias, do site Metrópoles. Segundo ele, sua equipe teve acesso a informações privilegiadas dos bastidores.

De acordo com a coluna, Lula foi recebido ainda no carro por Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo da Globo, que fez questão de o levar ao camarim. O debate estava marcado para ter início às 22h30. Todos os candidatos foram encaminhados ao estúdio do debate às 21h40, menos Lula, que foi apenas às 22h15, acompanhado pelo “chefão do jornalismo”.

Ao final da transmissão, que durou cerca de três horas, o “tratamento vip” continuou, e Lula – somente ele – foi levado ao carro por Ali Kamel.

Leo Dias afirma que com o tratamento diferenciado, a Globo visa uma “canetada” para pleitear uma autorização de aporte maior de capital estrangeiro.

– O tratamento de honra tem um objetivo bombástico descoberto pela nossa reportagem: a Globo quer e precisa de um aporte maior de capital estrangeiro, mais do que 30% previsto pela lei. Para isso, porém, a emissora pleiteia a autorização, por meio de uma “canetada”, para aumentar seu capital – afirmou o colunista.

A questão já estaria em processo, faltando apenas uma assinatura.

A emissora reagiu enviando uma nota à coluna, dizendo “não haver cabimento”:

– Não passa de ilação sem nenhum fundamento a nota de Leo Dias sobre o debate dos candidatos à presidência na Globo. O diretor de jornalismo Ali Kamel recebeu na porta dos estúdios os candidatos Bolsonaro, Lula, Simone e Soraya e visitou os demais em seus camarins. Ao fim, despediu-se de todos com um aperto de mãos e um agradecimento pela presença. Como o candidato Lula não chegava ao set do debate até 22h20, Ali Kamel foi até o camarim lembrá-lo de que o programa estava prestes a começar. Lula subiu e o programa iniciou-se sem atrasos. Tudo o mais na nota não tem cabimento – diz nota da Globo.

Leia também1 Bolsonaro: 'É compreensível a Globo torcer pela volta do ladrão'
2 Debate com presidenciáveis teve a maior audiência desde 2006
3 Lula: "Um debate com muita gente é sempre mais difícil"
4 Brasmarket: 54,2% dos eleitores rejeitam votar em Lula
5 Luciano Huck leva invertida de Padre Kelmon na web

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.