Lula pede a militantes que atuem por vitória no 1º turno
Candidato do PT à Presidência disse que ganhar no 1º turno seria "dar uma lição de moral nessa gente que não acredita na democracia"
Henrique Gimenes - 13/09/2022 15h41 | atualizado em 13/09/2022 17h24

Nesta terça-feira (13), durante uma reunião fechada com apoiadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula pediu à militância que siga mobilizada para as eleições. O candidato do PT à Presidência também falou que quer “ganhar” o pleito no primeiro turno. A informação foi dada pelo site Poder360.
O petista abordou o assunto ao falar sobre a alta abstenção nas eleições, o que ele considera um “problema sério”.
– Quem não vota, perde um pouco da autoridade de cobrar de quem foi eleito. É importante participar do processo, mesmo quem quer se abster de votar, essas pessoas têm pensamento para a família, para o país, têm um desejo e um espelho para o tipo de vida que quer para sua família e isso está muito ligado ao tipo de política que pode ser feita no Brasil – apontou.
As declarações foram dadas pelo petista durante uma reunião com comunicadores ligados a partidos aliados, centrais sindicais e movimentos sociais. De acordo com Lula, ele nunca venceu as eleições em que participou no primeiro turno “porque o povo não quis”.
– Tem gente que tem vergonha de falar que quer ganhar no 1º turno porque parece soberba. Não. Nunca fiz eleição para ganhar no 2º turno. Todas as que eu participei, desde 1989, eu quis ganhar no 1º turno. Só não ganhei, porque o povo não quis – ressaltou.
Durante a reunião, o candidato do PT ainda disse ser “necessário” que ele vença no primeiro turno “para dar uma lição de moral” em quem não acredita na democracia.
– Possivelmente seja necessário a gente ganhar no primeiro turno para dar uma lição de moral nessa gente que não acredita na democracia, não acredita no ser humano, nessa gente que não gosta de sindicalista, de negro, de mulher, de solidariedade, que não sabe estender a mão para o próximo de forma fraterna – destacou.
Leia também1 "William Bonner, aprende com o William Waack", aponta Henkel
2 Lula é confrontado por William Waack e se perde em papéis
3 Pr. Jorge Linhares critica pastor que defendeu Lula
4 Bolsonaro chama Lula de "capeta que quer impor o comunismo"
5 Marçal se declara a Bolsonaro: "Ganhou um escudeiro"