Leia também:
X “Picanha e cerveja?”, questiona Moro sobre sabatina de Lula

Lula diz que soube antes que PF faria operação contra seu irmão

Petista assumiu que sabia com antecedência sobre as buscas, o que contraria o alegado pelo Planalto na época

Paulo Moura - 26/08/2022 07h45 | atualizado em 26/08/2022 12h17

Ex-presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert/ PT

Durante entrevista concedida ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Lula (PT) assumiu que soube, de forma antecipada, que a Polícia Federal (PF) realizaria uma operação em 2007 contra seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu em 2019. Ao jornalístico, o petista alegou que, no entanto, não interferiu no trabalho da corporação.

– Em 2005 [na verdade, em 2007], eu estava na Índia, a Polícia Federal foi na casa de um irmão meu, esse que morreu quando eu estava preso. Esse cara ganhava R$ 2.900. Aposentado na prefeitura. A PF invadiu a casa dele. E eu sabia antes e eu falei: “Não vou interferir, porque quem ficou sabendo não é o Lula, foi o presidente da República” – disse.

Não é a primeira vez que Lula admite que foi comunicado pela PF sobre a operação. Em uma entrevista à Rádio Educadora de Piracicaba, no dia 29 de junho, Lula havia declarado que soube da ação com 12 horas de antecedência. A declaração, porém, contrasta com o que foi afirmado, na época, pelo Planalto. Na ocasião, o governo informou que Lula não tinha conhecimento da busca.

O vazamento de informações sobre a operação para o então presidente pode representar um descumprimento da lei, visto que o artigo 20 do Código de Processo Penal afirma que “a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade”.

Genival, que morreu em 2019 em virtude de um câncer, enquanto Lula estava preso, era acusado de ter intermediado pedidos de empresários com prefeituras ligadas ao PT, estatais e órgãos do governo federal em seu escritório.

Leia também1 "Picanha e cerveja?", questiona Moro sobre sabatina de Lula
2 No JN, Lula 'explica' que combate à corrupção afetou a economia
3 PGR solicita a Moraes acesso à investigação contra empresários
4 "Alckmin já foi aceito pelo PT de corpo e alma", diz Lula no JN
5 Stallone nega que cachorro seja motivo de divórcio com Flavin

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.