Leia também:
X Pesquisa Veritá aponta virada de Bolsonaro no 2º turno

Justiça Eleitoral envia novas urnas para votação no exterior

Elas vão substituir 95 urnas que apresentaram defeito no 1º turno

Pleno.News - 16/10/2022 16h44 | atualizado em 17/10/2022 13h05

Novo modelo de urna eletrônica Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A Justiça Eleitoral iniciou o envio de 220 novas urnas eletrônicas para o exterior. As urnas serão utilizadas pelos eleitores brasileiros durante o segundo turno, que será realizado em 30 de outubro. A tarefa é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, órgão responsável pelas zonas eleitorais fora do país.

Os equipamentos substituirão 95 urnas que apresentaram defeito no primeiro turno. Também serão distribuídas para as seções localizadas fora do Brasil mais 125 urnas de contingência. As máquinas ficarão reservadas para substituição no caso de problemas de funcionamento. A medida evitará o uso de cédulas de papel, medida que poderia atrasar a apuração dos resultados.

As urnas começaram a ser distribuídas na última quinta-feira (13) e serão entregues pela empresa de logística DHL em seções eleitorais localizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, no Canadá, na Espanha, nos Estados Unidos, no Japão, em Portugal, na Inglaterra, em Moçambique, na Nova Zelândia e Suíça.

ELEITORES NO EXTERIOR
De acordo com a legislação eleitoral, os eleitores brasileiros que estão no exterior votarão somente para presidente da República.

Nas eleições de 2022, mais de 697 mil pessoas estão aptas a votar em outros países, número que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. A votação ocorre em 100 países. Cerca de 990 urnas eletrônicas foram enviadas às seções eleitorais.

Os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos ao voto no exterior são Lisboa, Miami e Boston, com 45.273, 20.189 e 37.159 eleitores cadastrados, respectivamente. Os países com o maior número de eleitores brasileiros são, respectivamente: Estados Unidos, Japão e Portugal.

*Agência Brasil

Leia também1 Vem Pra Rua apoia Bolsonaro e diz: "PT é o que há de pior"
2 TSE derruba propaganda em que Zema critica Lula e o PT
3 TSE atende pedido de Lula e abre investigação contra a Jovem Pan
4 TSE proíbe propaganda que diz que Lula defende o aborto
5 Após encontrar Bolsonaro e Lula, Luiz Datena "se decide"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.