Leia também:
X Deputado diz que PT vetou atriz pornô por ela ser “pobre”

Ipespe contraria Datafolha e mostra ascensão de Bolsonaro

Ao contrário da pesquisa encomendada pela Folha de São Paulo, Ipespe apontou queda na diferença entre Lula e Bolsonaro

Paulo Moura - 27/05/2022 13h00 | atualizado em 27/05/2022 13h06

Jair Bolsonaro e Lula Fotos: PR/Isac Nóbrega | EFE/Mario Guzmán

Se na quinta-feira (26) a pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha apontou um aumento da diferença do ex-presidente Lula (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL), na comparação com números apurados em março, o resultado da pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta (27) traz um cenário bem diferente, com uma queda da diferença entre os dois no mesmo período.

Na comparação com a pesquisa Ipespe divulgada no último dia 25 de março, Bolsonaro cresceu oito pontos percentuais, de 26% para 34%. Lula, por sua vez, subiu apenas um ponto no mesmo período, de 44% para 45%. Com esse resultado, a diferença entre os dois caiu de 18 para 11 pontos.

O Datafolha, por outro lado, apontou um cenário completamente diferente. No levantamento divulgado no dia 24 de março, Bolsonaro aparecia com 26% contra 43% de Lula. Já na pesquisa revelada nesta quinta, Bolsonaro avançou apenas um ponto, alcançando 27%, enquanto o petista subiu cinco pontos, atingindo a marca de 48%. Ou seja, a diferença subiu de 17 para 21 pontos.

Na pesquisa do Ipespe foram ouvidas 1 mil pessoas por telefone entre 23 e 25 de maio. A análise, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-07856/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais.

Já o levantamento do Datafolha foi feito com 2.556 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no TSE na Justiça Eleitoral sob o número BR-05166/2022.

Leia também1 Deputado diz que PT vetou atriz pornô por ela ser “pobre”
2 Homem asfixiado foi abordado pela PRF por estar sem capacete
3 Câmara de São Paulo aprova o "Dia da Harmonização Facial"
4 Pai acusa hospital de matar sua filha: "Deram adrenalina a ela"
5 Acionistas do Twitter processam Musk por manipulação de ações

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.