Leia também:
X Jair Bolsonaro conta que deu uma faca de presente a Moraes

Ipec e Datafolha erram por mais de 10 pontos em pesquisas

Credibilidade dos institutos está sendo colocada em xeque

Monique Mello - 03/10/2022 11h11 | atualizado em 03/10/2022 11h46

Bolsonaro e Lula vão para o segundo turno Arte: Pleno.News // Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

As previsões das pesquisas feitas pelos tradicionais institutos de levantamento foram frustradas pelo resultado do primeiro turno das eleições, que ocorreram nesse domingo (2). Datafolha e Ipec chegaram a errar por mais de dez pontos em relação à disputa Presidencial, colocando em xeque sua credibilidade.

Ambos os institutos citados apontavam diferença de 14 pontos percentuais entre presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o Datafolha, Bolsonaro detinha 37% das intenções de voto. Já o Ipec apontava 36% para o chefe do Executivo, sinalizando a possibilidade de Lula sair vitorioso no primeiro turno. No entanto, o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição obteve 43, 7%, levando a disputa para o segundo turno, no dia 30 de outubro.

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi questionado pela discrepância nos números levantados.

– O TSE só registra as pesquisas, não tem nenhum envolvimento. Se houve discrepância entre as pesquisas e os resultados são os institutos de pesquisa, não o TSE. Com relação às investigações, o Ministério Público Eleitoral vai apurar o que for questionado – disse o ministro.

Em pronunciamento na noite deste domingo, Jair Bolsonaro não se furtou em apontar os erros grosseiros das pesquisas eleitorais.

– Desmoralizou de vez os institutos. A diferença foi outra, isso ajuda para levar votos para o outro lado e vai deixar de existir – falou.

Leia também1 Com pequena diferença, Bolsonaro constrange pesquisas e vai ao 2º turno com Lula
2 Eleição 2022 trouxe o Congresso mais conservador da história
3 Moraes diz que não há nenhuma contestação ao resultado
4 Bolsonaro: "Se desmoralizou de vez os institutos de pesquisa"
5 Conheça os aliados de Bolsonaro que foram eleitos ao Senado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.