Leia também:
X Gilmar e Barroso liberam volta de Dantas ao governo de AL

Inserções: Moraes dá 24h para Bolsonaro mostrar provas sérias

Campanha do presidente alegou que teve menos inserções de rádio do que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva

Henrique Gimenes - 24/10/2022 21h40 | atualizado em 25/10/2022 12h07

Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Após o ministro das Comunicações, Fábio Faria, alegar que campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) teve mais de 154 mil inserções a menos que a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em rádios, o ministro Alexandre de Moraes se manifestou. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cobrou “provas e/ou documentos sérios” para abrir um inquérito e disse que elas foram baseadas em um relatório “apócrifo”.

A revelação foi realizada por Faria na noite desta segunda-feira (24). De acordo com o ministro, os dados constam em relatório que foi apresentado ao TSE. Moraes considerou a denúncia grave, mas apontou inconsistências.

– Os fatos narrados na petição inicial não foram acompanhados de qualquer prova e/ou documento sério, limitando-se o representante a juntar um suposto e apócrifo “relatório de veiculações em Rádio”, que teria sido gerado pela empresa Audiency Brasil Tecnologia – escreveu o ministro.

Moraes apontou também que “nem a petição inicial, nem o citado relatório apócrifo indicam eventuais rádios, dias ou horários em que não teriam sido veiculadas as inserções de rádio para a Coligação requerente; nem tampouco a indicação de metodologia ou fundamentação de como se chegou à determinada conclusão”.

Por fim, o presidente do TSE explicou que “tal fato é extremamente grave, pois a coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral sem base documental alguma, o que, em tese, poderá caracterizar crime eleitoral dos autores, se constatada a motivação de tumultuar o pleito eleitoral em sua última semana”.

Leia também1 Fábio Faria revela que Bolsonaro teve 154 mil inserções a menos
2 2023 terá 12 feriados, sendo cinco prolongados; confira lista!
3 Agente ferida por Jefferson NÃO estava grávida ou perdeu bebê
4 Veículos credenciados pelo TRE-RJ exibem adesivos de Lula
5 Prefeitura de SP libera passe livre para transporte no 2º turno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.