Leia também:
X Motociclista reage, toma arma de assaltante e o atinge na perna

Inserções: Auditoria detalha metodologia usada em rádios

Empresa apresentou relatório com dados de propagandas que foram veiculadas em algumas emissoras

Paulo Moura - 26/10/2022 08h39 | atualizado em 26/10/2022 11h23

Fábio Faria e Fabio Wajngarten apresentaram a denúncia sobre as rádios Foto: Reprodução/Instagram

A Audiency Brasil Tecnologia Ltda, empresa que realizou a auditoria que constatou as cerca de 154 mil inserções em emissoras de rádio que teriam sido veiculadas a menos para o presidente Jair Bolsonaro na comparação com o ex-presidente Lula (PT), detalhou a metodologia utilizada no levantamento.

Em um documento assinado por Anacleto Angelo Ortigara, doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é dito “que há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda, podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes”.

As informações foram publicadas nesta terça-feira (25) pelo site O Antagonista. De acordo com a publicação, a Audiency informou que cria um algoritmo que captura o áudio emitido em tempo real pelo streaming público das emissoras e o transforma em dados binários.

Na sequência, esses arquivos binários são processados e comparados com áudios cadastrados no banco de dados da plataforma por espelhamento. Ou seja, o algoritmo, na prática, compara o áudio da programação das rádios com os áudios dos spots e verifica se os conteúdos de propaganda foram veiculados.

– A esse processo de acompanhamento chamamos de checking de mídia ou auditagem de campanha e é ele que nos assegura o controle das veiculações da campanha, verificando o número de publicações ocorridas – explica Anacleto em documento anexado à petição inicial.

A Audiency ainda se colocou à disposição para fazer uma demonstração do sistema – em tempo real e offline -, e se submeteu a responder todas as questões de natureza técnica ao TSE; inclusive, tendo disponibilizado o acesso com login e senha a técnicos e profissionais designados pela Corte Eleitoral, para a efetivação de testes.

Além disso, a campanha de Bolsonaro apresentou dez pastas de arquivos de mídia disponibilizadas e inseridas em um link do Google Drive com relatórios das gravações da programação das rádios Extremo Sul, Povo, Clube, Viva Voz, 89 FM, Bispa FM, Hits FM e Integração comprovando a não veiculação do número correto de inserções da campanha do atual presidente.

Você pode conferir as pastas inseridas no Google Drive neste link.

Leia também1 Motociclista reage, toma arma de assaltante e o atinge na perna
2 Turista filmou queda de tirolesa que o levou à morte, no Ceará
3 Mendonça rejeita ações contra Bolsonaro sobre venezuelanas
4 TSE autoriza passe livre e proíbe frota menor no dia da eleição
5 Nikolas Ferreira: “O futuro está nas nossas mãos”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.