Leia também:
X Ida de Lula ao JN fica abaixo do ibope registrado por Bolsonaro

Horário eleitoral começa nesta sexta; veja como vai funcionar

Campanhas presidenciais serão exibidas nas terças, quintas e sábados

Pleno.News - 26/08/2022 09h26 | atualizado em 26/08/2022 11h53

Horário eleitoral começa nesta sexta-feira Foto: Agência Senado/Lindomar Cruz

O horário eleitoral gratuito relativo ao primeiro turno das eleições começa nesta sexta-feira (26) no rádio e na televisão. A propaganda nos veículos de comunicação segue até o dia 29 de setembro. No primeiro dia, serão exibidas as campanhas aos cargos de senador, governador e deputado estadual.

A ordem dos candidatos que vão veicular as propagandas a presidente foi definida por sorteio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem abrirá o primeiro dia será o PTB, de Roberto Jefferson. Já o encerramento será feito pelo PDT, de Ciro Gomes. O tempo dos programas é calculado conforme a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados.

O ex-presidente Lula (PT) tem o maior tempo diário dentre todos os candidatos, por ter a maior coligação. Serão 3 minutos e 39 segundos de fala, com 287 inserções. Em seguida, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 2 minutos e 38 segundos e 207 inserções.

Confira a ordem no primeiro dia do horário eleitoral e o tempo de cada partido/coligação:

Roberto Jefferson (PTB) – 25 segundos / 33 inserções;

Soraya Thronicke (União Brasil) – 2 minutos e 10 segundos / 170 inserções;

Felipe D’Avila (Novo) – 22 segundos / 30 inserções;

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 3 minutos e 39 segundos / 287 inserções;

Simone Tebet (MDB) – 2 minutos e 20 segundos / 185 inserções;

Jair Bolsonaro (PL) – 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções;

Ciro Gomes (PDT) – 52 segundos / 68 inserções.

No caso da propaganda pelo rádio, serão exibidas as falas dos presidenciáveis sempre às terças, quintas e sábados, de 7h às 7h12 e, depois, de 12h às 12h12. Já na televisão, o horário é de 13h às 13h12 e 20h30 às 20h42. Nesses mesmos dias, serão exibidos os programas de candidatos a deputado federal. O horário gratuito terá 50 minutos em rede, divididos em dois blocos de 25 cada. Nas segundas, quartas e sextas, será a vez dos candidatos a senador, governador e deputado estadual.

Já o tempo total por dia de inserções é de 70 minutos, com inserções de 30 a 60 segundos, divididos igualmente para os cargos que estão em disputa, isto é: senador, governador, presidente, deputado estadual e deputado federal. A distribuição levará em conta três blocos de audiência, entre as 5h e 0h.

Em relação aos programas em bloco, após o primeiro dia de exibição, o partido ou a coligação que veiculou a propaganda em último lugar será o primeiro a apresentá-lo no dia seguinte, seguido pelas demais veiculações estabelecidas no sorteio. As sobras de 30 segundos foram sorteadas entre a coligação de Tebet, a coligação de Lula e o partido Novo.

Pela regra, só têm direito a participar os partidos políticos que obtiveram, nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma delas. A outra maneira é ter elegido pelo menos 15 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.

Os candidatos Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram os requisitos mínimos e não terão acesso ao horário eleitoral. Pablo Marçal (PROS) não entrou na contagem. Sob nova direção, a legenda revogou a candidatura dele.

*AE

Leia também1 Ida de Lula ao JN fica abaixo do ibope registrado por Bolsonaro
2 "Picanha e cerveja?", questiona Moro sobre sabatina de Lula
3 Lula diz que soube antes que PF faria operação contra seu irmão
4 No JN, Lula 'explica' que combate à corrupção afetou a economia
5 PGR solicita a Moraes acesso à investigação contra empresários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.