Leia também:
X No Rio, Romário assina carta de compromisso com evangélicos

Haddad “se esquiva” ao ser questionado se Maduro é ditador

Em sabatina do Estadão, candidato do PT ao governo de SP disse não gostar do líder venezuelano nem da oposição no país

Pleno.News - 19/08/2022 17h03 | atualizado em 19/08/2022 18h35

Fernando Haddad Foto: PT/Marlene Bergamo

O candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou que seu partido “tem em seu DNA a democracia como valor universal”, defendendo a legenda após ser questionado sobre episódios em que a cúpula do partido defendeu ditaduras da América Latina, como a da Nicarágua e a venezuelana.

– Não acho que seja uma defesa. Na Venezuela, a oposição também não é democrática – afirmou nesta sexta-feira (19), na sabatina do Estadão com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Haddad se esquivou ao ser perguntado se Nicolás Maduro é um ditador. Em vez de dar sua opinião sobre o político venezuelano, ele se limitou a fazer críticas à oposição daquele país.

– É muito fácil ser binário em questões complexas, mas eu não sou binário como está sendo colocado (…). Não gosto de Maduro nem da oposição – disse.

Em consonância com o posicionamento de outros integrantes do PT, o candidato fez críticas aos Estados Unidos, país que, segundo ele, interfere em assuntos internos de outros países sob o pretexto de preservar a democracia, mas com intenções econômicas.

– Infelizmente a gente tem que reconhecer que os americanos se metem em assuntos internos de outros países contra a democracia, não a favor – destacou.

Em 2019, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi à posse de Maduro após ele ganhar uma eleição que não foi reconhecida pela Assembleia Nacional e por dezenas de outros países. Frequentemente, integrantes do partido causam polêmica ao se referir a ditaduras de esquerda no mundo. No ano passado, o ex-presidente Lula comparou Daniel Ortega, ditador da Nicarágua que prendeu opositores para ser eleito, à ex-premiê da Alemanha, Angela Merkel.

*AE

Leia também1 Âncora se atrapalha e derruba garrafa de vinho ao vivo
2 No Rio, Romário assina carta de compromisso com evangélicos
3 Ciro Nogueira: "A Constituição brasileira vai ser respeitada"
4 No Ceará, celular explode após criança de 6 anos assistir a vídeo
5 Ameba que "come cérebro" pode ter matado criança nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.