Leia também:
X Bolsonaro recebe âncora da Fox News no Palácio da Alvorada

Governo cria perfis temporários nas redes por restrição eleitoral

Novos perfis ficarão no ar até o fim das eleições

Monique Mello - 29/06/2022 14h04 | atualizado em 29/06/2022 14h50

Palácio do Planalto Foto: Anderson Riedel/PR

O governo federal anunciou na manhã desta quarta-feira (29), a criação de perfis temporários em todas as redes sociais para se blindar de eventuais violações à legislação eleitoral. As contas provisórias ficarão ativas de 2 de julho até o fim das eleições.

A decisão de criar contas provisórias foi tomada a partir de pareceres da equipe jurídica do governo e visam proteger ao máximo o presidente Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, de problemas com a Justiça Eleitoral. Na segunda-feira (27), o presidente chegou a editar decreto ampliando os poderes da Advocacia-Geral da União (AGU).

A Secretaria de Comunicação do Governo (Secom) afirma que os conteúdos que serão publicados nos novos perfis serão “inequivocamente de acordo com a legislação eleitoral, eliminando qualquer possibilidade de interpretações prejudiciais ao Governo e ao Presidente da República”.

– Há também várias interpretações judiciais da Lei Eleitoral que geram um enorme grau de incertezas sobre o tema devido aos diversos entendimentos disponíveis. Sabe-se que não se pode fazer abordagem publicitária institucional no período eleitoral, mas as dúvidas pairam sobre publicações antigas, realizadas, sim, antes do período eleitoral – mas que seguiriam no ar, dado o caráter de permanência e a interatividade das redes sociais – defende o Executivo, em nota.

*AE

Leia também1 Bolsonaro recebe âncora da Fox News no Palácio da Alvorada
2 Defesa divulga quais os militares que fiscalizarão as eleições. Veja!
3 Junto de Collor e Lira, Bolsonaro confirma aumento do Auxílio
4 Bolsonaro escolhe data para lançar candidatura. Saiba qual!
5 CNI confirma que Bolsonaro vai a evento que não terá Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.