Fachin agradece a Pacheco por defender o processo eleitoral
Presidente do TSE disse que história irá marcar os nomes dos "defensores da democracia" e dos "cúmplices do populismo autoritário"
Henrique Gimenes - 04/08/2022 14h55 | atualizado em 04/08/2022 15h37

Nesta quinta-feira (4), durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da Corte, Edson Fachin, agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por um discurso em defesa do sistema eleitoral. Para o ministro Fachin, a história irá marcar os nomes dos “defensores da democracia” e dos “cúmplices do populismo autoritário”.
O discurso de Pacheco ocorreu nesta quarta (3), durante a volta do recesso eleitoral. Na ocasião, o senador defendeu as urnas eletrônicas.
– Como tenho repetido em minhas falas nesta Casa e fora dela, eu tenho plena confiança no processo eleitoral brasileiro, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas, por meio das quais temos apurado os votos desde 1996. Sei que essa posição é amplamente majoritária tanto no Senado quanto no Congresso Nacional – afirmou.
Ao encerrar a sessão do TSE nesta quinta, Fachin mencionou o discurso do presidente do Senado e o chamou de “firme e sereno”.
– Senhor presidente do Senado Federal, peço licença para expressar os mais elevados agradecimentos em nome do TSE pelo pronunciamento firme e sereno em defesa da democracia e do processo eleitoral (…). Essa atitude se deve ao fato de que, em nosso modo de ver, os anais da história escreverão no futuro os nomes em uma das seguintes duas listas: os defensores da democracia, na qual se inscreve o senhor presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e os cúmplices do populismo autoritário. Que vença a democracia, que vença a paz e a segurança nas eleições – destacou.
Leia também1 Lula desrespeita lei eleitoral e pede votos antes de data oficial
2 Marco Aurélio: Negar registro a Bolsonaro seria "desastroso"
3 Técnicos das Forças Armadas passam cerca de 7 horas no TSE
4 TSE é alertado sobre possíveis ataques de hackers nas eleições
5 Veja lista com os militares que inspecionaram urnas eletrônicas