Especialista diz que Bolsonaro pode ter subnotificação de votos em pesquisas
Na CNN, cientista político Antônio Lavareda disse que próximas pesquisas devem trazer efeitos das propagandas eleitorais, debates e entrevistas
Henrique Gimenes - 30/08/2022 17h19 | atualizado em 30/08/2022 18h48

Apesar de as pesquisas eleitorais mostrarem o candidato Luiz Inácio Lula da Silva na dianteira, os resultados podem mudar até o dia das eleições. Durante entrevista à CNN Brasil, o cientista político Antônio Lavareda explicou que os levantamentos podem apontar uma subnotificação da intenção de votos para o candidato Jair Bolsonaro em alguns segmentos da sociedade brasileira.
De acordo com o especialista, o motivo para isso seria uma teoria política chamada de “espiral do silêncio”. A teoria aponta que indivíduos podem não revelar sua verdadeira opinião quando ela é diferente da opinião da maioria. O motivo para isso seria o medo de ser criticado ou de ficar isolado.
– Bolsonaro tem crescido regularmente nas últimas pesquisas, chamando atenção para a hipótese de subnotificação do voto em Bolsonaro em alguns segmentos, especialmente naqueles de menor renda e escolaridade. Esse fenômeno é conhecido como “espiral do silêncio” – apontou o cientista político.
A ideia, de acordo com Antônio Lavareda, é “não entrar em conflito”.
– Quando algumas pessoas têm uma opinião que discrepa da opinião amplamente majoritária do seu grupo; elas escondem e ocultam essa preferência para não entrar em conflito – ressaltou.
O cientista política apontou ainda que as próximas pesquisas eleitorais devem contabilizar já os efeitos das propagandas eleitorais, debates e entrevistas.
Leia também1 Gleisi quer "explicações" de Bolsonaro após reportagem sobre imóveis
2 Vera Magalhães afirma que irá processar o pastor Silas Malafaia
3 Bolsonaro a jornalistas: "Quem é tchutchuca do Centrão?"
4 Em evento, Bolsonaro ironiza ação da PF contra empresários
5 Bolsonaro explica como manter Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023