Leia também:
X TSE reforça proibição do uso de imagens da ONU por Bolsonaro

Entidade quer proibir mesários de utilizar a camisa da Seleção

Proposta foi entregue ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes

Pleno.News - 27/09/2022 21h01 | atualizado em 28/09/2022 11h14

Nova camisa da Seleção Brasileira Foto: Divulgação/Nike

Membros de entidades da sociedade civil que integram o Observatório de Transparência da Eleição pediram, nesta segunda-feira (26), ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que leve ao plenário da Corte uma proposta de resolução para proibir o uso de camisetas da Seleção Brasileira por mesários.

Segundo dois participantes do encontro informaram ao Estadão, a proposta teria sido apresentada pela Associação Juízes para a Democracia (AJD). A reunião foi realizada em conjunto com os integrantes da Comissão de Transparência das Eleições – criada em 2021 pelo ministro Luís Roberto Barroso para aumentar a fiscalização da disputa deste ano pela população.

Os autores da proposta teriam dito a Moraes que o uso das camisetas da Seleção Brasileira por mesários pode gerar animosidade nas seções eleitorais do país, por causa do contexto de polarização excessiva e belicosidade entre as campanhas dos candidatos à Presidência.

As camisetas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passaram a representar grupos e manifestantes de direita, com destaque recente aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que incorporaram a vestimenta em atos de apoio ao governo.

Moraes teria respondido aos participantes da reunião que a situação envolvendo os mesários preocupa. Segundo pessoas presentes no encontro e ouvidas pelo Estadão, o presidente do TSE teria dito que a questão do uso das camisetas da seleção é um problema a ser enfrentado, mas não deu prazo para o caso ser apreciado pelo plenário, tampouco garantiu que a proposta avançaria no tribunal.

Na reunião, os presentes ainda teriam proposto a ampliação da restrição ao porte de armas em todo o território nacional. Como mostrou o Estadão, o TSE proibiu a circulação de pessoas armadas a 100 metros das seções eleitorais nos dois dias que antecedem a eleição, no dia da votação e nas 24 horas após a divulgação dos resultados. As entidades da sociedade civil pediram que a Corte aumente o raio da proibição.

Outro pedido feito pelas entidades foi o fechamento de clubes de tiro nos dois dias que antecedem a votação. Um dos três representantes de organizações que falaram durante a reunião argumentou que o trancamento evitaria que a categoria dos caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) argumentasse que o porte seria apenas para se dirigir aos clubes.

Como mostrou o Estadão, Moraes já vinham avaliando a adoção dessa medida após reunião com delegados da Polícia Civil que manifestaram a preocupação com esse tipo de estabelecimento.

*AE

Leia também1 TSE reforça proibição do uso de imagens da ONU por Bolsonaro
2 Ao vivo: Assista Ministro Paulo Guedes no Flow Podcast
3 Morre Irmão André, fundador da Portas Abertas, aos 94 anos
4 Será? Gloria Perez curte post de apoio a Bolsonaro
5 Bolsonaro detona Moraes por "vazar" informações para a imprensa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.