Leia também:
X Bolsonaro edita medida que muda regra da tabela de frete

Em pesquisa para governo do RJ, Castro supera Freixo em 7%

Levantamento foi feito pela Genial/Quaest

Pleno.News - 17/05/2022 10h54 | atualizado em 17/05/2022 11h09

Cláudio Castro e Marcelo Freixo Fotos: Governo do Rio de Janeiro // Câmara dos Deputados/Cleia Viana

Pré-candidato à reeleição no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) lidera a disputa ao Palácio Guanabara, com 25% das intenções de voto, como mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (17). No levantamento estimulado, o representante do PSB, deputado Marcelo Freixo, aparece em segundo lugar, com 18%, seguido pelo ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), com 8%.

Nesse cenário, Castro obteve quatro pontos porcentuais acima do levantamento anterior, em março. Freixo oscilou apenas um ponto, dentro da margem de erro. A soma de eleitores dispostos a votar em branco ou anular é de 33% dos entrevistados.

Ainda na pesquisa estimulada, na qual é oferecida uma lista de nomes ao entrevistado, o deputado estadual André Ceciliano (PT) aparece com 2% das intenções de voto, assim como o deputado federal Paulo Ganime (Novo). O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD) está na sexta colocação, com 1%.

Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor não recebe uma lista de candidatos para escolher, Castro tem 6% das intenções de voto, seguido por Freixo, com 2%. Ao menos 85% dos eleitores se dizem ainda indecisos sobre em quem votar.

Segundo a pesquisa, se considerados os apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, o cenário muda. Quando Freixo é associado ao petista, e Castro ao presidente, do mesmo partido, a vitória do governador se transforma em um empate técnico, ele com 37% e Freixo com 40%.

*AE

Leia também1 Cláudio Castro apoia Bolsonaro e o chama de "pai da vacina"
2 Polícia apura uso de estudantes de Medicina no tráfico de drogas
3 STF tem maioria para derrubar resolução ambiental do governo
4 "Tentaram nos roubar lá atrás pelas armas, hoje pelas canetas"
5 Moro: MP pede investigação por mudança de domicílio eleitoral

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.