Leia também:
X Zema diz que “provavelmente” apoiará Bolsonaro no 2° turno

Eleito, Zé Trovão pedirá ao STF que o livre da tornozeleira

Caminhoneiro foi eleito deputado federal com 71.140 votos por Santa Catarina

Pleno.News - 04/10/2022 08h42 | atualizado em 04/10/2022 09h08

Caminhoneiro Zé Trovão Foto: Reprodução

O caminhoneiro Marco Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL), foi eleito deputado federal com 71.140 votos por Santa Catarina. Com a vitória nas urnas, a defesa espera conseguir derrubar as restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito sobre manifestações antidemocráticas no 7 de Setembro.

Os advogados Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad disseram, nesta segunda-feira (3), que vão comunicar oficialmente a vitória ao STF para que Zé Trovão possa exercer “livremente” o mandato a partir de janeiro de 2023.

– O próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito à vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato – diz a nota divulgada pela defesa do caminhoneiro.

Zé Trovão é investigado sob a acusação de organizar manifestações no feriado do 7 de Setembro de 2021. Ele chegou a ser preso preventivamente, mas ganhou autorização do STF para aguardar a conclusão do inquérito em regime domiciliar.

O caminhoneiro também foi proibido de manter contato com os outros investigados, de usar as redes sociais e de conceder entrevistas sem autorização judicial. Parte das restrições foi flexibilizada durante a campanha, embora ele ainda seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

*AE

Leia também1 Rio tem 2ª morte de infectado por varíola dos macacos
2 Zema diz que "provavelmente" apoiará Bolsonaro no 2° turno
3 Patrícia Pillar, ex de Ciro Gomes, declara voto em Lula
4 André Valadão comenta apoio de Bruna Marquezine a Lula
5 Novo diz ser "contra o PT e Lula" e libera filiados no 2º turno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.