Leia também:
X Durante entrevista, Lula defende piadas sobre nordestinos

Eleições: Ciro Gomes é “favorito” da terceira via, diz pesquisa

Pedetista já considera dialogar com o grupo alternativo

Pleno.News - 26/04/2022 16h27 | atualizado em 26/04/2022 16h49

Ciro Gomes diz que escolha entre PT e Jair Bolsonaro não é a única Foto: André Carvalho/CNI

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, é o nome com melhor desempenho numa eventual candidatura única da terceira via contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira (25). No cenário em que é o candidato de “consenso”, o ex-ministro aparece com 14% das intenções de voto.

O segundo nome do grupo com mais intenções de voto é o do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 9%. Já o ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), a senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado federal André Janones (Avante) teriam 8% cada, caso fossem o candidato único da terceira via, segundo o levantamento. Felipe D’ Ávila (Novo) fecha a lista, com 5% das intenções de votos.

Nos seis cenários apresentados pela pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança, com 11 a 13 pontos de distância do presidente Jair Bolsonaro (PL), a depender do nome da terceira via.

De acordo com Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, Lula lidera, “mas sua vantagem diminuiu bastante no último mês”.

– Lula segue na liderança, mas sua vantagem diminuiu bastante no último mês. Apesar de ter recuperado parte do eleitorado que votou nele no 2º turno de 2018, Bolsonaro segue com alta rejeição (57%) – afirmou.

CIRO GOMES NA TERCEIRA VIA
Em função da saída do ex-juiz Sergio Moro (União) da corrida eleitoral, Ciro Gomes já sinalizou que tem interesse em dialogar com a terceira via. A fala ocorreu nesta terça-feira (26), em entrevista ao Programa do Datena.

– O Bivar, que assumiu a presidência do União Brasil, me perguntou se eu aceitava participar de um diálogo. Ora, diálogo é diálogo, eu aceito participar. Evidentemente que eu aceito participar, com vontade de apresentar as minhas ideias. Dialogar sim, mas eu gostaria que a minha presença no diálogo fosse ao redor de uma discussão sobre as causas do problema brasileiro. Porque nosso povo tá sofrendo tanto, desemprego, inflação, custo de vida e o que nós pretendemos colocar no lugar – declarou o pedetista.

*Com informações da AE

Leia também1 Ciro Gomes afirma que aceita articular com terceira via
2 Jantar da terceira via é adiado por ausência de Tebet e Bivar
3 Edson Fachin faz apelo por "paz e segurança" nas eleições 2022
4 Brasil pode virar uma autocracia com Lula ou Bolsonaro, diz Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.