Leia também:
X Policial morre durante corrida de teste físico da Polícia Militar

Desenvolvedor da urna critica novo modelo do equipamento

Para Carlos Rocha, "não há sistema 100% seguro", e as urnas seguem suscetíveis à "manipulação" externa

Pleno.News - 14/12/2021 10h13 | atualizado em 14/12/2021 10h27

novo modelo de urna
Novo modelo de urna eletrônica Foto: Divulgação/TSE

Líder do desenvolvimento e da fabricação da urna eletrônica nos anos 1990, o engenheiro Carlos Rocha sustenta que o novo modelo da urna não resolve a falta de segurança do anterior. Para o engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e CEO da Samurai Digital Transformation, “não há sistema 100% seguro”, e as máquinas estão suscetíveis à manipulação. As informações são da revista Oeste.

– O modelo do equipamento é irrelevante. O problema está no poder absoluto dos códigos dos programas e chaves criptográficas nas mãos de alguns técnicos do TSE, que não sofrem nenhum controle externo – declarou.

De acordo com Rocha, uma eventual manipulação poderia ocorrer “sem deixar rastros”. O especialista defende, portanto, medidas que permitam comprovar o resultado, como o voto impresso auditável, derrubado pelo Congresso Nacional em agosto.

– Deve-se implantar a segregação de funções, com a certificação independente de equipamentos. Além disso, é preciso haver programas e auditorias independentes da integridade do sistema e da assertividade dos resultados – assinalou.

O engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, Amílcar Brunazo corrobora o posicionamento de Rocha, pondo em dúvida a confiabilidade das urnas. Segundo ele, todo o “processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos”, que muitas vezes são profissionais terceirizados.

– O software é desenvolvido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seis meses antes [das eleições], compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard. A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica – disse Brunazo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, destaca que a urna utiliza as mais modernas tecnologias criptográficas e que elas garantem que “somente o sistema desenvolvido pelo TSE e certificado pela Justiça Eleitoral seja executado nos equipamentos”.

O tribunal ainda destaca que as urnas “não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth” e que, para fraudá-las, seria necessário “superar mais de 30 barreiras de proteção”.

Leia também1 PGR se manifesta a favor de que Roberto Jefferson siga preso
2 PGR quer apurar possível crime de improbidade de Kataguiri
3 Lula quer reunião com Eduardo Paes e com o presidente da Alerj
4 TRF-2 revoga um mandado de prisão contra Sérgio Cabral
5 Jair Bolsonaro recebe grupo de sanfoneiros no Planalto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.