Leia também:
X Medo? Lula não diz se vai ao Flow após Bolsonaro bater recorde

Desembargador mantém Cunha elegível após negar pedido do MP

Ex-presidente da Câmara registrou candidatura para deputado federal por São Paulo

Paulo Moura - 11/08/2022 15h41 | atualizado em 11/08/2022 16h05

Ex-deputado Eduardo Cunha Foto: Agência Brasil/José Cruz

O desembargador federal Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), negou um pedido apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) que tentava retirar os efeitos da decisão que suspendeu a inelegibilidade do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Com essa decisão, o ex-parlamentar pode ser candidato nas eleições deste ano.

Cunha, que está filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), oficializou registro na Justiça Eleitoral para o cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo. A decisão judicial que beneficiou o ex-presidente da Câmara foi determinada em julho deste ano pelo desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, também do TRF-1.

Na ocasião, Brandão atendeu a um pedido da defesa do ex-deputado e suspendeu a resolução da Câmara que cassou o mandato de Cunha, especificamente na parte em que a norma o impedia de se candidatar e proibia que ele ocupasse cargos públicos. Os advogados do ex-parlamentar alegavam irregularidades na tramitação do processo de cassação do mandato na Casa.

O MPF então recorreu da decisão, que passou para o desembargador Néviton Guedes. O magistrado considerou que não houve ilegalidade na decisão do desembargador Pires Brandão e ressaltou questões processuais, como o entendimento de que o tipo de ação usada pelo Ministério Público não foi adequada.

– Bem fundamentada, portanto, não se verifica nesta decisão a ocorrência de nenhuma teratologia ou ilegalidade apta a ensejar o acolhimento da pretensão de se obter, pela presente via mandamental, de imediato, a suspensão de seus efeitos – destacou.

Com a nova definição do TRF-1, a questão da inelegibilidade do ex-deputado agora deve ser avaliada na Justiça Eleitoral, visto que Cunha pediu registro para se candidatar novamente à Câmara dos Deputados.

Leia também1 Ator é suspeito em sumiço de mãe e três filhos
2 Hang assina carta de Bolsonaro em favor da democracia
3 Veja a programação da Marcha Para Jesus Rio, neste sábado
4 Após Flow, Bolsonaro participará do podcast de Rica Perrone
5 Empresa busca "especialista em dormir" com salário de R$ 5 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.