Leia também:
X Em evento nos EUA, Arthur Lira exalta sistema eleitoral do Brasil

Deputado vai ao TSE para apurar gasto de Bolsonaro em motociata

Para Elias Vaz, presidente utilizou recursos públicos para fazer campanha antecipada

Henrique Gimenes - 10/05/2022 15h26 | atualizado em 10/05/2022 16h29

Presidente Jair Bolsonaro em motociata Foto: EFE/ Fernando Bizerra Jr

Nesta segunda-feira (9), o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) decidiu acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja apurado se houve uso de dinheiro público em campanha eleitoral antecipada durante evento que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar questiona gastos em uma motociata realizada em 15 de abril, em São Paulo.

O evento reuniu milhares de pessoas em São Paulo, além de ex-integrantes do governo, como o o ex-secretário da Pesca, Jorge Seif, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado federal Capitão Augusto (PL) e os deputados estaduais Gil Diniz (PL) e Wellington Moura (Republicanos).

Em seu pedido, o deputado citou gastos no cartão corporativo e afirmou que as despesas ultrapassaram R$ 160 mil no dia do evento.

– Excelência, a explosão de gastos registrada não é uma mera coincidência, mas sim a prova do uso dos recursos públicos em atos de campanha, as motociatas, que são um desdobramento das carreatas. (…) Nas duas motociatas, apenas os interesses eleitorais do presidente foram satisfeitos. Trata-se da submissão do interesse público ao privado, pessoal e eleitoral – destacou Vaz, no texto.

Elias Vaz apontou que “os gastos com os cartões corporativos são sigilosos, ou seja, apenas a Presidência e o Tribunal de Contas da União (TCU) têm acesso aos documentos, ninguém mais. Essa é uma conduta inconstitucional e arbitrária que vem sendo adotada pelos governos ao longo dos anos”. Ele lembrou que “a Presidência mantém os gastos com os cartões corporativos sob sigilo absoluto e por isso a fiscalização do Congresso Nacional não poderá ser realizada”.

A petição pode ser vista aqui.

Leia também1 Em evento nos EUA, Arthur Lira exalta sistema eleitoral do Brasil
2 Em MG, Lula diz que Bolsonaro está "com os dias contados"
3 Pesquisa CNT: Diferença entre Lula e Bolsonaro cai seis pontos
4 "O presidente me disse que sou o candidato dele", garante Datena
5 Marco Villa anuncia que é pré-candidato a deputado federal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.