Leia também:
X Equipe de Lula proíbe entrada de jornalistas em agenda no RN

Daniel Silveira diz que registrará candidatura ao Senado pelo RJ

Parlamentar afirmou que não há nada que o impeça, legalmente, de ser candidato

Paulo Moura - 16/06/2022 14h18 | atualizado em 17/06/2022 12h32

Deputado federal Daniel Silveira Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) anunciou que registrará sua candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro. De acordo com o parlamentar, “nada, legalmente, pode impedir” que ele concorra ao pleito deste ano. Para Silveira, o perdão dado pelo presidente Jair Bolsonaro extingue a pena que ele recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF).

Silveira foi condenado pela Suprema Corte, no último dia 20 de abril, a oito anos e nove meses de prisão, mas teve a pena perdoada no dia seguinte após o presidente Jair Bolsonaro assinar um decreto que concedeu indulto individual ao parlamentar. Desde então, diversos embates foram travados a respeito dos direitos políticos de Silveira.

De um lado, o deputado afirma que uma súmula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o permite ser candidato, já que, por seu entendimento, o perdão presidencial cancela a suspensão de seus direitos políticos. A norma citada por ele, a Súmula 9 do TSE, diz que a suspensão de direitos políticos “cessa com o cumprimento ou a extinção da pena”.

Já o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação que condenou Silveira, é de que o perdão presidencial não extingue a perda dos direitos políticos de Silveira. Ainda em abril, ao determinar que a Corte poderia analisar o indulto de Bolsonaro, Moraes afirmou que a inelegibilidade seria mantida mesmo com o perdão.

– Ressalte-se, ainda, que, dentre os efeitos não alcançados por qualquer decreto de indulto está a inelegibilidade decorrente de condenação criminal em decisão proferida por órgão judicial colegiado – escreveu o ministro.

Leia também1 Equipe de Lula proíbe entrada de jornalistas em agenda no RN
2 TSE divulga quanto cada partido irá receber do fundão eleitoral
3 Dom e Bruno: Lula e Alckmin publicam pêsames com indireta ao governo
4 Bolsonaro rebate Casagrande: "Contra o crime somos cruéis"
5 PCO chama Moraes de 'ditador' e diz que 'nova fraude se prepara'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.