Leia também:
X Mulher usa guarda-chuva para matar agressor sexual no Ceará

Críticas de Bolsonaro às urnas não são crimes, diz PGR ao STF

Vice-procuradora, Lindôra Araújo disse que falas do presidente são “meras críticas ou opiniões sobre o processo eleitoral brasileiro”

Henrique Gimenes - 06/06/2022 16h11 | atualizado em 06/06/2022 18h05

Presidente Jair Bolsonaro ironizou beleza de Lula Foto: PR/Marcos Corrêa

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (6), a Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou que declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas não representam “qualquer conduta criminosa” e configuram liberdade de expressão. No documento, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, pediu o arquivamento da ação.

A notícia-crime foi apresentada ao STF pelo deputado federal Professor Israel (PSB-DF) e pedia que fosse aberto um inquérito contra Bolsonaro pelos crimes de peculato, prevaricação, crimes contra o Estado Democrático de Direito e improbidade administrativa.

O parlamentar citou um evento ocorrido em 27 de abril no Palácio do Planalto, quando o presidente afirmou que “poderemos ter eleições conturbadas. Imagine acabarmos as eleições e pairar para um lado, ou para o outro, a suspeição de que elas não foram limpas”. Na ocasião, Bolsonaro ainda disse que “não precisamos de voto impresso para garantir a lisura das eleições, mas precisamos ter uma maneira para a gente confiar nas eleições”.

Lindôra, no entanto, disse considerar que a “mera crítica ao sistema eletrônico e a pretensão de seu aperfeiçoamento não conduzem, como pretende o peticionante, a uma ‘tentativa sistemática de embaraço das eleições’”, Para ela, as falas de Bolsonaro são “meras críticas ou opiniões sobre o processo eleitoral brasileiro” e buscam um “aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação”.

Vice-PGR Lindôra Araújo Foto: Gil Ferreira/ Agência CNJ

Além disso, a vice-procuradora ainda explicou que “no caso dos autos, um simples discurso, meses antes do período de preparação das urnas, não tem potencial algum para impedir ou perturbar a eleição ou a aferição do seu resultado, não viola nenhum mecanismo de segurança do sistema eletrônico de votação”.

A manifestação foi enviada à ministra Rosa Weber.

Leia também1 Bolsonaro celebra apreensão histórica de 592 kg de cocaína
2 Segurança nacional está em jogo nas eleições, alerta Bolsonaro
3 Defesa de Bolsonaro processará Lula por falas sobre Marielle
4 Merval, da Globo, chama Nunes Marques de "pau mandado"
5 Bolsonaro fala sobre pressões para demitir Paulo Guedes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.