Leia também:
X Moraes censura matérias e posts sobre Marcola, do PCC, e Lula

Brasileiros formam longas filas para votar em Nova Iorque

Os primeiros eleitores madrugaram

Pleno.News - 02/10/2022 12h25 | atualizado em 02/10/2022 14h27

Brasileiros formam longas filas para votar em Nova Iorque Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Brasileiros formam filas que dão a volta no quarteirão em torno da única zona eleitoral disponível para votar para as eleições presidenciais na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Os portões abriram pontualmente às 8 horas, no horário local.

Os primeiros eleitores madrugaram. Perto das 6h30, no horário local, cerca de 100 pessoas já formavam a fila para a votação, faltando ainda uma hora e meia para a abertura dos portões.

Para Pedro Vitor, de 36 anos, chamou a atenção o grande interesse dos eleitores. Ele se mudou recentemente para Nova Iorque e fez questão de transferir seu título para as eleições deste ano. Fora do Brasil, só é possível votar para presidente e vice-presidente.

– O que me espantou foi o interesse das pessoas em vir votar – disse Vitor, em entrevista ao Broadcast, reclamando da confusão das filas e de casos de boca de urna, o que é proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia da votação.

Brasileiros que chegaram com os portões já abertos se assustaram com as filas. Outros elogiavam a rapidez. Quem está na fila principal, gasta certa de meia hora para andar em torno de 500 metros. Apesar da espera, o ambiente está tranquilo e tem segurança da polícia.

Terceiro maior colégio eleitoral dos Estados Unidos, atrás somente de Miami e Boston, Nova Iorque espera receber em torno 28 mil brasileiros aptos a votarem, o que representa uma ampliação de 5 mil pessoas frente às eleições de 2018.

*AE

Leia também1 Marido de candidata ao governo de PE morre após mal súbito
2 Com a camisa do Brasil, Jair Bolsonaro vota no Rio de Janeiro
3 Lula vota em São Bernardo do Campo, seu berço eleitoral
4 Em vídeo, Trump apoia reeleição de Bolsonaro: "Líder fantástico"
5 Bolsonaro: "Em eleição limpa, ganharemos no mínimo 60%"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.