Bolsonaro: ‘Ou fazemos eleições limpas, ou não temos eleições’
Presidente reafirmou necessidade do voto impresso e auditável
Gabriela Doria - 08/07/2021 14h34 | atualizado em 08/07/2021 15h25
O presidente Jair Bolsonaro voltou a reforçar a necessidade da adoção do voto impresso e auditável para as próximas eleições, no ano que vem.
Em conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (8), Bolsonaro exigiu que o próximo pleito seja “limpo”.
– Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil, ou não temos eleições – disse Bolsonaro.
Nos últimos meses, o chefe do Executivo lançou uma ofensiva para mudar a forma de contabilização dos votos. Já tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a adoção do voto impresso e auditável. Nele, o eleitor continua usando a urna eletrônica, mas o equipamento passa a emitir um “recibo” confirmando qual candidato foi votado. Este “recibo” não fica em posse do eleitor; serve apenas para fins de checagem, se necessário. Desta maneira, segundo Bolsonaro, é possível auditar os votos, evitando-se fraudes.
Na quarta-feira (7), em entrevista à rádio gaúcha Guaíba, Bolsonaro chegou a afirmar que “seu lado pode não aceitar” o resultado das próximas eleições se não houver alguma maneira de auditar os votos.
– Algum lado pode não aceitar o resultado. Esse algum lado obviamente é o nosso lado… – sustentou o mandatário brasileiro.
Leia também1 Bolsonaro critica Aziz: "Desvia do seu estado R$ 260 milhões"
2 Para aderir ao PSL, MBL quer apoiadores de Bolsonaro fora
3 Fux: STF rejeita questionamento sobre idoneidade dos ministros
4 Bolsonaro cita fé de Mendonça e diz que ele é 'ideal' para o STF
5 Bolsonaro: 'A democracia se vê ameaçada por alguns de toga'