Leia também:
X Michelle cresce nas redes e supera Lula, Janja, Ciro e Tebet

Bolsonaro não aplaude defesa de Moraes ao sistema eleitoral

Após o ministro chamar o sistema eleitoral brasileiro de "orgulho nacional", Bolsonaro não demonstrou reação

Paulo Moura - 17/08/2022 11h06 | atualizado em 17/08/2022 11h21

Bolsonaro durante a posse de Moraes no TSE Foto: PR/Isac Nóbrega

Durante seu discurso na cerimônia de posse como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16), o ministro Alexandre de Moraes chamou o sistema eleitoral brasileiro de “orgulho nacional” por, segundo ele, ter “agilidade, segurança, competência e transparência”.

– Somos 156.454,011 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo. Mas somos a única, a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional – disse.

Após a declaração, o ministro foi aplaudido pelo público, mas o presidente Jair Bolsonaro, que esteve presente na cerimônia, não esboçou qualquer manifestação e não aplaudiu a fala. Ao longo do último ano, o chefe do Executivo tem feito diversas críticas ao atual sistema eleitoral. O líder defende que o modelo das eleições seja mais transparente.

SOBRE A POSSE
A cerimônia na noite desta terça empossou os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente do TSE. O evento teve a presença de convidados e diversas autoridades da política e do Judiciário.

Estiveram no Plenário para a posse os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas para o pleito de 2022: Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Além deles, também prestigiaram o evento os ex-presidentes Michel Temer (MDB), Dilma Rousseff (PT) e José Sarney (MDB).

Leia também1 Esposa de Bruno faz vaquinha para pagar pensão do filho dele
2 Bolsonaro e Moraes cochicham e sorriem durante posse do TSE
3 China anuncia envio de tropas à Rússia para exercício conjunto
4 Número de candidatos policiais aumenta nas eleições de 2022
5 MP Eleitoral contesta registro de candidatura de Kataguiri em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.