Leia também:
X Ator de Pantanal surpreende em protesto contra a censura do TSE

“Bolsonaro ainda pode vencer”, diz Henrique Meirelles

Ex-presidente do Banco Central declarou apoio a Lula no segundo turno

Pleno.News - 21/10/2022 17h55 | atualizado em 21/10/2022 18h35

Henrique Meirelles apoia Lula no segundo turno Foto: Ricardo Stuckert/ PT

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou considerar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode conseguir se reeleger. O economista declarou apoio ao ex-presidente Lula (PT) em setembro deste ano, antes do primeiro turno.

– Lula é favorito, mas ainda acho que Bolsonaro pode vencer – afirmou, em entrevista à empresa de consultoria de risco político Eurasia Group.

Meirelles disse que “é necessário entender qual linha” Lula vai adotar em relação à política econômica caso seja eleito. O ex-ministro mostrou pessimismo, dizendo haver incertezas e predominância de ideias de economistas estatizantes. Ele disse, por exemplo, que caso a guinada econômica seja feita por meio do atual programa da campanha petista, pode ser uma “má notícia”.

– Nós vimos três diferentes governos de Lula. O primeiro (entre 2003 e 2006), com responsabilidade fiscal, o segundo (entre 2007 e 2010), com um certo afrouxamento no lado fiscal e mais aberto a demandas políticas. No terceiro, sem ser presidente, mas com apoio de Lula, terminamos em uma recessão. A principal questão é qual Lula vai assumir, caso ganhe – assinalou.

O ex-ministro também falou que Dilma Roussef (PT) teria sido eleita pela primeira vez, em 2010, por causa dos altos índices de aprovação do então presidente Lula.

– Ele decidiu apoiá-la mesmo com conselheiros afirmando [à época] que ela teria uma abordagem diferente para o lado fiscal. Como resultado, veio a recessão – disse.

Segundo o economista, que também atuou como secretário da Fazenda do estado de São Paulo, a situação de um eventual governo Lula “depende”. Para ele, caso o atual programa de campanha seja colocado em prática, como o desenho feito para os próximos anos se assemelha ao que foi feito para o período de Dilma no Planalto, o cenário não deve ser favorável.

– São economistas que acreditam fortemente no papel do Estado e de estatais para o desenvolvimento.

Meirelles também afirmou que “existe um grupo de economistas mais liberais que está apoiando o candidato do PT, que se importa mais com o lado da responsabilidade fiscal”.

*Com informações da AE

Leia também1 TSE remove 334 posts contra Lula e 10 do PT contra Bolsonaro
2 Bolsonaro diz que Lula "brochou" por desistir do debate no SBT
3 Cristina Graeml: “O PT finge ser democrata, mas adora ditadura”
4 Moraes ordena exclusão de post do cantor Latino contra Lula
5 TSE concede novos direitos de resposta a Bolsonaro contra Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.