Leia também:
X Coelho: Lula permite chances de Bolsonaro ser reeleito

Após “pedido” do Itamaraty, TSE “desconvida” Europa das eleições

Corte negociava o envio de uma missão da União Europeia para observar as eleições brasileiras

Pleno.News - 03/05/2022 16h03 | atualizado em 03/05/2022 16h42

Após pedido do Itamaraty, TSE “desconvida” Europa das eleições Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negociar um convite para que a União Europeia enviasse observadores para monitorar as eleições no Brasil em outubro, a Corte decidiu recorrer. A medida ocorre após Ministério da Relações Exteriores não demonstrar apoio ao convite.

Em nota, a Corte afirmou que “em conversas preliminares com representantes da União Europeia, o TSE constatou que não estavam presentes todas as condições necessárias para viabilizar uma missão integral de observação eleitoral, que inclui a visita de dezenas de técnicos e trata de diversos temas relacionados ao sistema eleitoral. Nos próximos meses, se for verificada a necessidade e o interesse de ambos os lados, poderá haver uma participação mais reduzida e de caráter técnico de membros da UE no período eleitoral”.

O TSE havia feito o convite em março e convidou a União Europeia para integrar o bloco de observadores das eleições brasileiras. Foram convidados ainda a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com o colunista Jamil Chade, do portal Uol, o convite não agradou o governo brasileiro, o que levou o Itamaraty a se posicionar contra a missão europeia. Em um comunicado feito em abril, o Ministério de Relações Exteriores disse que “no que toca a eventual convite para missão da União Europeia, o Ministério das Relações Exteriores recorda não ser da tradição do Brasil ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte”.

Leia também1 Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta quarta-feira
2 Moraes dá 15 dias para PF emitir relatório que envolve Bolsonaro
3 “Luke Skywalker” também tenta “intervir” nas eleições do Brasil
4 Site do TSE fica instável a 2 dias do prazo para regularizar título
5 Barroso: "Democracia só não tem lugar para quem quer destruí-la"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.