Leia também:
X Operação contra empresários beira o totalitarismo, diz Torres

Após criticar Moraes, desembargador entrega carta de despedida

Sebastião Coelho decidiu deixar o TRE-DF após discordar de discurso do novo presidente do TSE

Pleno.News - 23/08/2022 21h27 | atualizado em 24/08/2022 12h10

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O desembargador Sebastião Coelho, que criticou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, enviou carta aos colegas da Justiça Eleitoral do Distrito Federal formalizando seu desligamento. Na semana passada, durante sessão do Tribunal de Justiça do DF, Coelho anunciou que anteciparia sua aposentadoria por não concordar com o discurso de Moraes.

Para Coelho, que ocupava a função de corregedor-eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Brasília, o presidente do TSE assumiu o cargo com espírito de guerra e não de paz. Na carta enviada nesta segunda-feira (22), aos colegas, o desembargador diz que se desliga do TRE para ser coerente com o que declarara na semana passada.

– Que tenhamos uma eleição de PAZ! – escreveu na carta.

Em sessão gravada na semana passada, Coelho declarou ter ficado decepcionado com o discurso de posse do presidente do TSE e que vinha, há algum tempo, descontente com a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).

– O que eu vi, ao meu sentir, o eminente ministro Alexandre de Moraes fez uma declaração de guerra ao país. O seu discurso é um discurso que inflama, é um discurso que não agrega, e eu não quero participar disso (…). O magistrado tem que ter sobriedade. Quando o magistrado fala fora do processo, ele causa desagregação – criticou.

Na última terça-feira (16), Alexandre de Moraes assumiu a presidência do TSE. Numa solenidade com a presença do presidente Jair Bolsonaro, e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney, defendeu o processo eletrônico de votação e disse que o país se orgulha de ter um sistema em que é possível votar e já saber o resultado no mesmo dia. O sistema eletrônico de votação tem sido atacado pelo presidente Bolsonaro.

*AE

Leia também1 Advogados citam perseguição contra apoiadores de Bolsonaro
2 Randolfe solicita ao STF para acessar mensagens de Aras
3 Malafaia critica Moraes: 'Quem vai parar esse sujeito inescrupuloso?'
4 Mourão: "Ação de Moraes contra empresários é lamentável"
5 Bolsonaro contesta ação da PF contra empresários: 'É razoável?'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.