Leia também:
X Bolsonaro vai comer pastel com caldo de cana, e dona de barraca se empolga

Alexandre de Moraes volta a se reunir com ministro da Defesa

TSE e Defesa devem apresentar a possibilidade de um projeto piloto que utilizará a biometria de eleitores reais para o chamado teste de integridade nas urnas

Paulo Moura - 31/08/2022 15h09 | atualizado em 31/08/2022 15h44

Reunião entre Moraes e o ministro Paulo Sérgio Nogueira Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, se reuniram pela segunda vez desde que Moraes tomou posse no comando da Corte Eleitoral. O encontro entre eles aconteceu na manhã desta quarta-feira (31).

Além dos dois, também participaram da reunião desta quarta o secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente; o coronel Marcelo Nogueira de Souza, o general Rodrigo Vergara e o secretário geral do TSE, José Levi. De acordo com o TSE, o coronel Nogueira de Souza fez parte da comissão de técnicos das Forças Armadas que inspecionou os códigos-fontes das urnas no início do mês.

A primeira reunião entre Moraes e o ministro da Defesa aconteceu no último dia 23 de agosto. Naquele mesmo dia, além do encontro com Nogueira, Moraes também recebeu representantes da Polícia Federal e, na sequência, membros do movimento chamado Pacto pela Democracia.

SOBRE A REUNIÃO
De acordo com o TSE, as áreas técnicas da Corte Eleitoral e da Defesa devem apresentar, em conjunto, “a possibilidade de um projeto piloto” que utilizará a biometria de eleitores reais para o chamado teste de integridade nas urnas eletrônicas, que consiste na realização de uma votação paralela à oficial como forma de comprovar que o voto digitado é o mesmo que será contado.

A sugestão vinha sendo feita pelas Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral, mas técnicos do TSE a consideravam uma hipótese inviável. Na reunião, segundo a Corte, as áreas técnicas defenderam a importância da manutenção da realização do teste, que ocorre desde 2002, como mecanismo eficaz de auditoria das eleições.

A Corte destacou que, no encontro, também “foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os BUs (Boletins de Urna) pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes”.

Leia também1 Lula 'esquece' CPI ao afirmar que deu transparência ao CPGF
2 CCJ da Câmara aprova aumento do limite de faturamento do MEI
3 Hoje! Bispa Sonia Hernandes lançará livro no Rio de Janeiro
4 Site com nome de Bolsonaro faz sérios ataques ao presidente
5 Eduardo sobre ordem de Moraes: "O tiro vai sair pela culatra"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.