Leia também:
X Juiz revoga prisão de hackers de Sergio Moro e Deltan Dallagnol

Russomanno não irá a debate da Globo apenas com 4 candidatos

Emissora alterou regras do debate devido à pandemia de coronavírus

Henrique Gimenes - 29/09/2020 14h38 | atualizado em 29/09/2020 14h53

Celso Russomanno Foto: Divulgação

Após a decisão da TV Globo de limitar o número de candidatos em seus debates eleitorais, o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos), que irá disputar a Prefeitura de São Paulo, informou que não pretende participar do debate se ele não contar com o número de candidatos estipulado em lei.

Em nota, Russomanno disse entender que “a participação de todos os partidos no debate político é fundamental nas eleições para garantir a democracia, a transparência e informar os eleitores. Por isso, defende o fiel cumprimento do artigo 46, ‘caput’ da Lei nº 9504/07 e não participará de quaisquer debates realizados no primeiro turno que não observarem essas regras”.

A Globo decidiu alterar suas regras para os debates em função da pandemia de coronavírus. Com isso, a emissora colocou como condição que apenas os quatro primeiros colocados nas pesquisas poderão participar do tradicional debate, que é considerado decisivo para as eleições.

O artigo citado por Russomanno aponta que “para os debates que se realizarem no primeiro turno das eleições, serão consideradas aprovadas as regras, inclusive as que definam o número de participantes, que obtiverem a concordância de pelo menos 2/3 (dois terços) dos candidatos aptos, no caso de eleição majoritária, e de pelo menos 2/3 (dois terços) dos partidos ou coligações com candidatos aptos, no caso de eleição proporcional”.

Nota de Celso Russomano Foto: Reprodução

Leia também1 Globo muda regra para debates e irrita candidatos nanicos
2 Veja o patrimônio declarado dos candidatos à Prefeitura de SP
3 PF quer intimar Boulos por críticas a Bolsonaro nas redes
4 Russomanno consolida apoio de Bolsonaro com visita em hospital
5 Bolsonaro não descarta apoiar eleições em SP, Santos e Manaus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.