Leia também:
X Internautas fazem manifestação nas redes pedindo voto impresso

Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito em Minas

Antônio Claret era candidato a prefeito na cidade de Passa Quatro e conseguiu mais de 60% dos votos

Paulo Moura - 16/11/2020 11h02 | atualizado em 25/11/2020 15h41

Antonio Claret morreu na véspera da eleição Foto: Divulgação

Mesmo após ter morrido no sábado (14), o atual prefeito e candidato à reeleição pela cidade de Passa Quatro (MG), Antônio Claret, foi o escolhido por 60,8% dos eleitores do município e venceu o pleito realizado no domingo (15). O Partido Verde (PV), do qual ele fazia parte, tentou substituir o postulante, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral agora deve definir com quem ficará o comando da cidade.

Claret obteve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

O político estava internado há duas semanas após sofrer infarto e veio a óbito na noite de sábado (14). Ele foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.

O juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da Comarca de Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, informou que o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado para que Henrique Nogueira Gonçalves fosse o candidato a prefeito e Marco Torres o vice. No entanto, como as urnas já estavam lacradas, não houve tempo para substituição.

A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido de substituição, o que é comum em toda troca de candidatos. A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo (20 dias antes do pleito) em caso de morte. Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.

Leia também1 Filho de candidato que morreu em live é eleito no lugar do pai
2 Carmelo Neto, ex-conselheiro do governo, é eleito vereador no CE
3 Saiba quem são os vereadores eleitos no Rio de Janeiro
4 Nikolas Ferreira, do Direita Minas, é eleito vereador em BH
5 Russomanno fala em lealdade e parabeniza Covas e Boulos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.