Leia também:
X Alcolumbre ganha apoio até do PT para se reeleger no Senado

Por Bolsonaro, Roberto Jefferson destitui diretório do PTB em SP

Diretório teria fechado apoio com opositores do governo

Pleno.News - 29/09/2020 07h17 | atualizado em 29/09/2020 07h18

Roberto Jefferson destituiu diretório do PTB em São Paulo Foto: Reprodução

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, destituiu nesta segunda-feira (28) o diretório estadual do partido em São Paulo e determinou a nomeação de uma comissão provisória para comandar a sigla.

A decisão foi tomada após o ex-deputado ter promovido, no dia 17, uma intervenção nos diretórios municipais e anulado as convenções partidárias nas cidades onde a sigla apoiaria candidatos de outros partidos, que fazem oposição ao Palácio do Planalto. Foram registrados casos em São Bernardo do Campo, Osasco e Presidente Prudente, em São Paulo, Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Em São Paulo, a manobra tirou do comando do PTB o deputado estadual Campos Machado. Dirigente histórico da legenda no Estado, o parlamentar havia fechado alianças em municípios que desagradaram Jefferson.

Em nota, Campos Machado disse que segue na presidência, mas o dirigente perdeu a autonomia do partido e terá que dividir com dois nomes bolsonaristas a executiva.

Procurada, a assessoria de Jefferson ainda não se manifestou.

Na semana passada, o Estadão teve acesso ao áudio de uma mensagem de WhatsApp atribuída a Jefferson que foi enviada a um correligionário de Presidente Prudente com um recado ao empresário Feiz Abbud (PTB), que havia sido escolhido vice de Laércio Alcântara (DEM).

– Partido de Rodrigo Maia e (Davi) Alcolumbre (ambos do DEM) não dá para o PTB. Não vamos apoiar partido que é inimigo do Bolsonaro. […] Não aceitamos coligação com partidos do Foro de São Paulo, PSDB, DEM – disse.

Em um documento obtido pelo Estadão, Jefferson cita o artigo 93 do estatuto para justificar a decisão e informa que tem essa prerrogativa “quando o diretório não houver eleito deputado federal e/ou não tiver alcançado o porcentual estabelecido pela comissão executiva nacional”.

*Esatadão

Leia também1 TJ arquiva investigação contra juíza que citou raça em sentença
2 MPF recorre a tribunal para pedir afastamento de Salles
3 Damares rebate Folha: "Soltou matéria mentirosa"
4 Atleta que criticou Bolsonaro é denunciada ao STJD
5 Malafaia denuncia partidos de esquerda pela questão do aborto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.