Leia também:
X Morte de Flávio Migliaccio foi registrada como suicídio

Mudança na data de eleições deve ser decidida em junho

Afirmação foi feita pelo futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso

Henrique Gimenes - 04/05/2020 15h16

Ministro Luís Roberto Barroso Foto: STF/Fellipe Sampaio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que a data limite para a Justiça Eleitoral decida sobre o adiamento das eleições é no mês de junho. A declaração foi dada pelo ministro durante uma entrevista à GloboNews neste domingo (3).

Barroso, que será o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a data é necessária para o início dos testes das urnas eletrônicas.

– Esse marco para nós, da Justiça Eleitoral, é junho. Porque o sistema das urnas eletrônicas é muito seguro, até hoje nunca se demonstrou nenhum tipo de fraude. Nunca se apresentou uma prova. Mas ele é baseado em testes que nós fazemos, testes quanto à totalização, nós enviamos equipes aos TREs [Tribunais Regionais Eleitorais], nós precisamos treinar as pessoas, treinar os mesários. Portanto há um prazo técnico da Justiça Eleitoral – ressaltou.

O primeiro turno das eleições deste ano, que irão eleger prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 4 de outubro.

Ao veículo, o ministro explicou que irá conversar com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), caso os testes não sejam realizados até a data limite.

– Nós trabalhamos com o prazo de junho. Se até junho, não conseguirmos fazer os testes, aí eu vou informar ao Congresso Nacional, procurar o presidente da Câmara e do Senado e expor a eles as circunstâncias da Justiça Eleitoral – destacou.

Leia também1 Mourão critica STF: "Tem que navegar nos seus limites"
2 Rolando Alexandre é nomeado como novo diretor-geral da PF
3 "Fofoca", diz Bolsonaro sobre mensagem vazada por Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.