Mudança na data de eleições deve ser decidida em junho
Afirmação foi feita pelo futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso
Henrique Gimenes - 04/05/2020 15h16

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que a data limite para a Justiça Eleitoral decida sobre o adiamento das eleições é no mês de junho. A declaração foi dada pelo ministro durante uma entrevista à GloboNews neste domingo (3).
Barroso, que será o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a data é necessária para o início dos testes das urnas eletrônicas.
– Esse marco para nós, da Justiça Eleitoral, é junho. Porque o sistema das urnas eletrônicas é muito seguro, até hoje nunca se demonstrou nenhum tipo de fraude. Nunca se apresentou uma prova. Mas ele é baseado em testes que nós fazemos, testes quanto à totalização, nós enviamos equipes aos TREs [Tribunais Regionais Eleitorais], nós precisamos treinar as pessoas, treinar os mesários. Portanto há um prazo técnico da Justiça Eleitoral – ressaltou.
O primeiro turno das eleições deste ano, que irão eleger prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 4 de outubro.
Ao veículo, o ministro explicou que irá conversar com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), caso os testes não sejam realizados até a data limite.
– Nós trabalhamos com o prazo de junho. Se até junho, não conseguirmos fazer os testes, aí eu vou informar ao Congresso Nacional, procurar o presidente da Câmara e do Senado e expor a eles as circunstâncias da Justiça Eleitoral – destacou.
Leia também1 Mourão critica STF: "Tem que navegar nos seus limites"
2 Rolando Alexandre é nomeado como novo diretor-geral da PF
3 "Fofoca", diz Bolsonaro sobre mensagem vazada por Moro