Leia também:
X Pai de atriz de Transformers morre por coronavírus

Ministro Luiz Mandetta sugere adiar eleições municipais

Chefe da pasta de Saúde também sondou possibilidade de adiantar formaturas de estudantes de medicina

Paulo Moura - 22/03/2020 14h12 | atualizado em 22/03/2020 15h43

Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

Em uma teleconferência com prefeitos de capitais neste domingo (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu que as eleições municipais deste ano sejam adiadas. A medida, segundo o chefe da pasta de Saúde, é para que ações políticas não prejudiquem o combate ao coronavírus.

– Eu faço até uma sugestão para vocês discutirem. Está na hora de olhar e falar assim: ‘ó, adia, faz um mandato tampão desses vereadores, desses prefeitos’. Eleição no meio do ano é uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política – disse Mandetta.

A fala aconteceu durante uma conversa com o prefeito de Belém (PA), Zenaldo Coutinho, que reclamou da dificuldade de contato com a secretaria estadual de Saúde do Pará.

Outro assunto levantado pelo ministro foi a possibilidade de antecipar a formatura de alunos de medicina que estejam no sexto ano de curso e a “um mês, dois meses para se formar”. Mandetta disse que o apoio deles seria importante no combate ao surto.

– Vamos acelerar, esses meninos são jovens. Eles não têm experiência mas eles podem fazer uma parte do atendimento. Eles têm 7.300 horas de capacitação. Faça uma imersão para eles, não para coloca-los no CTI, mas eles podem muito bem ajudar e trabalhar muito com aquela massa que tá atrás – afirmou o ministro.

Sobre o assunto, a assessoria do Ministério da Saúde informou, também neste domingo, que a medida está sendo discutida com o Ministério da Educação.

Leia também1 Pai de atriz de Transformers morre por coronavírus
2 Rio confirma primeiro caso de coronavírus em favela
3 Paraguaios cavam valas para impedir entrada de brasileiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.