Leia também:
X Wajngarten: Bolsonaro está ‘eliminando a esquerda’ no país

Ibope admite falha ao dar vitória a Manuela e pede ‘desculpas’

Diretora do instituto de pesquisas reconheceu que pesquisas não são exatas

Gabriela Doria - 30/11/2020 17h51 | atualizado em 30/11/2020 20h21

Manuela D’Ávila perdeu para Sebastião Melo no 2º turno em Porto Alegre Foto: Reprodução

Após errar as projeções e dar a vitória para a candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) na eleição municipal em Porto Alegre, o Instituto Ibope de Inteligência reconheceu que “falhou” em sua última pesquisa eleitoral.

O levantamento na capital gaúcha às vésperas da votação indicou que Manuela levaria a disputa com 51% dos votos válidos, enquanto que seu adversário, Sebastião Melo (MDB), ficaria com 49%.

Após o resultado das urnas – em que Melo venceu com 54,55% -, a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, pediu “desculpas” e reconheceu que o desempenho do instituto “não foi bom”.

– A gente não teve um bom desempenho na última pesquisa. Inclusive, pedimos desculpas aos porto-alegrenses – disse Cavallari em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.

A CEO justificou ainda que o pleito em Porto Alegre teve um grande número de abstenções, o que pode ter influenciado o resultado final. Ela também disse que o eleitorado pode mudar de opinião até o último momento, movimento que não pode ser registrado nas pesquisas de intenção.

– O que a gente vê é, primeiro, uma abstenção altíssima. Isso é um dado que infelizmente a gente não consegue avaliar de forma mais profunda, porque você não tem a informação de quem é essa abstenção. […] A formação de opinião e de decisão do eleitor segue. Ela não para na hora na qual eu parei de fazer a pesquisa. Ela não se encerra ali, então, essas movimentações de última hora acontecem – argumentou.

Leia também1 Melo derrota Manuela e é eleito prefeito de Porto Alegre
2 "Verdadeiro cristão não vota em Manuela D’Ávila nem em Boulos"
3 "Cristão não vota em comunista", declara Marco Feliciano
4 Porto Alegre: Sebastião Melo registra B.O. contra Manuela
5 Após vitória, Eduardo Paes liga para presidente Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.