Governo federal autoriza uso das Forças Armadas nas eleições
Militares vão atuar tanto durante as votações quanto nas apurações dos pleitos municipais
Paulo Moura - 20/10/2020 08h27
O presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto que autoriza o uso das Forças Armadas durante as eleições municipais que estão marcadas para os próximos dias 15 e 29 de novembro, em primeiro e segundo turno respectivamente. O texto foi publicado nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU).
Com a publicação, agora ficará a cargo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do Ministério da Defesa e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a definição de detalhes sobre os locais de emprego dos militares e o efetivo que será designado para cada local. Segundo o decreto assinado por Bolsonaro, as Forças Armadas vão acompanhar tanto as votações quanto as apurações.
Em 2018, o então presidente Michel Temer (MDB) também autorizou o emprego das Forças Armadas para acompanhar os dias de votação nas eleições que escolheram o presidente da República, governadores, senadores e deputados. Naquele pleito, foram deslocados mais de 28 mil militares, que atuaram em 598 localidades.
Leia também1 Brasil e EUA assinam acordo que facilita comércio entre os países
2 Russomanno repete Bolsonaro e diz ser contra vacina obrigatória
3 Nos EUA, seis agentes russos são acusados de ciberataques
4 Manifestantes protestam contra Kassio Marques no STF
5 "Peço a Deus estar com vocês em 2023", diz Bolsonaro a cadetes