Eleições 2020: Saiba se você precisa cadastrar a biometria
Registro da digital é obrigatório em 1300 cidades
Gabriela Doria - 04/10/2019 15h24 | atualizado em 04/10/2019 15h30
Com a aproximação de mais um período eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral vem reforçando a importância do cadastramento biométrico, obrigatório para 2020 em 1300 cidades. Ao todo, cerca de 73% dos eleitores já aderiram registraram a digital nos bancos de dados.
Para 2020, o cadastro da biometria é obrigatório para todas as capitais brasileiras, exceto Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Se você não sabe se está em um município onde a biometria é obrigatória, tire suas dúvidas abaixo.
Onde posso verificar se preciso cadastrar minha biometria?
A biometria é obrigatória em alguns municípios que estão listados no site do TRE do seu estado. O TSE pretende registrar impressões digitais de todos os eleitores do país até 2022.
Em quais capitais ela é obrigatória?
Aracaju, Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.
Preciso registrar a biometria, e agora?
Vá ao site do TRE e agende data e horário para realizar o cadastro. O procedimento consiste em registrar a digital, atualizar o cadastro e a assinatura e tirar uma foto do título de eleitor.
Quais documentos necessários?
Você precisará levar um comprovante de endereço (conta de luz, água, telefone fixo ou celular, desde que contenham o nome do eleitor, o endereço e que tenha sido emitida nos últimos três meses).
Um documento oficial de identificação (RG original; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc); Certidão de nascimento ou Certidão de casamento).
Passaporte é aceito desde que contenha a filiação (nome da mãe e do pai).
Carteira Nacional de Habilitação não é aceita por não conter a nacionalidade e nem a naturalidade do portador.
É preciso ressaltar que os documentos devem estar com o nome atual do eleitor. Caso haja alguma mudança, é preciso levar um documento complementar, como certidão de casamento, onde conste o nome atual.
Fiz a biometria. Preciso levar o título quando for votar?
Não, mas ainda assim é necessário um documento oficial de identificação com foto.
Em caso de transferência de título, preciso registrar a biometria novamente?
Não. A mudança de domicílio eleitoral não exige nova biometria.
O eleitor com mais de 70 anos precisa fazer a biometria?
Quem tem como domicílio eleitoral um dos municípios onde o cadastro é obrigatório e não fizer a biometria terá o título cancelado e não poderá votar. Porém, como o voto é facultativo para quem passou dos 70 anos, esse eleitor não terá outras restrições na vida civil, tais como tirar passaporte e CPF, ou obter empréstimos e benefícios federais.
*Folhapress
Leia também1 E-mail sobre cancelamento de título de eleitor é falso
2 Saiba o que fazer para tirar o título de eleitor pela 1ª vez
3 Veja como regularizar o título de eleitor e fazer biometria