Leia também:
X Crivella pode manter campanha mesmo tornando-se inelegível

Eleições 2020: Saiba quem são os candidatos a prefeito do RJ

Dois ex-prefeitos tentam reeleição e pleito tem número recorde de mulheres

Pleno.News - 23/09/2020 10h00 | atualizado em 28/09/2020 15h12

Candidatos a prefeito do Rio de Janeiro Arte: Pleno.News

As eleições municipais no Rio de Janeiro têm, até agora, 14 candidatos confirmados para a vaga de prefeito da cidade. O prefeito atual, Marcelo Crivella, tenta a reeleição e foi oficializado no dia 7 de setembro durante a convenção do Republicanos. Ele conta com o apoio do Patriota, Progressistas, Solidariedade, Podemos, PTC e PRTB.

Confira abaixo a lista dos nomes já confirmados pelos partidos.

Marcelo Crivella (Republicanos)
Crivella, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, tenta a reeleição ao cargo. Ele terá ao lado a tenente-coronel do Exército, Andréa Firmo, como vice-prefeita. O Republicanos confirmou que recebeu o apoio de seis partidos à reeleição do atual prefeito. Crivella já foi senador federal duas vezes (2002 e 2010), ministro de Pesca e Aquicultura no governo Dilma Rousseff (2012 a 2014) e foi eleito prefeito do Rio de Janeiro em 2016 após ter perdido as eleições em 2004 e 2008.

Prefeito Marcelo Crivella tenta a reeleição à Prefeitura do Rio de Janeiro Foto: Prefeitura do Rio/Marco Antônio Rezende

Martha Rocha (PDT)
A deputada estadual Martha Rocha foi oficializada candidata pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no último dia 12. A delegada da Polícia Civil, foi chefe da corporação durante o mandato de Sérgio Cabral como governador. Atualmente preside a comissão que investiga irregularidades do governo Wilson Witzel durante a pandemia da Covid-19. Rocha tem 61 anos e exerce seu segundo mandato na Alerj.

Deputada estadual Martha Rocha é candidata à prefeitura do Rio de Janeiro Foto: Divulgação

Clarissa Garotinho (Pros)
A filha dos ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foi oficializada candidata no último da 12 pelo Pros. Ela é jornalista e trilha carreira política desde 2009, quando foi eleita vereadora do Rio de Janeiro. Depois foi deputada estadual e agora está em seu segundo mandato como deputada federal. Clarissa tem 38 anos e já foi secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) de Marcelo Crivella.

Clarissa Garotinho é filha dos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Matheus Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Eduardo Paes (Democratas)
O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes tentará mais uma reeleição. Escolheu Nilton Caldeira, do PL, como seu candidato a vice-prefeito. Paes atuou no cargo de 2008 a 2015. Antes, foi vereador d Rio de Janeiro e deputado federal pelo Partido da Frente Liberal. sua atuação na política é marcada por denúncias e acusações de ilicitudes. No último dia 8, foi revelado que Paes foi denunciado por corrupção e outros crimes pelo Ministério Público.

Eduardo Paes já foi prefeito do Rio de Janeiro duas vezes e busca uma nova reeleição Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Eduardo Bandeira de Mello (Rede)
O ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello é um dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele foi oficializado pelo partido Rede Sustentabilidade no último dia 16 e a candidata à vice-prefeita também foi confirmada: ex-vereadora Andrea Gouvêa Vieira. Bandeira é administrador, tem 67 anos e trabalhou durante 36 no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) antes de se tornar dirigente do clube esportivo. No BNDES chegou a ser chefe do Departamento do Meio Ambiente. Exerceu o cargo de presidente do Flamengo de 2012 a 2018.

Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo, é candidato a prefeito Foto: Reprodução

Benedita da Silva (PT)
A candidata do Partido dos Trabalhadores, Benedita da Silva, foi confirmada pelo partido no dia 16 de setembro. Ela é deputada federal e já foi ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vereadora do Rio de Janeiro. A carioca de 78 anos recebe o apoio do PCdoB na corrida pela prefeitura da cidade. Em 2015 ela se tornou alvo de investigações por improbidade administrativa e teve o bloqueio de bens decretado. No mês passado, o juiz Bruno Bodart, da 6ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, emitiu uma decisão mantendo o bloqueio.

PT lançou a candidatura de Benedita da Silva à Prefeitura do Rio Foto: Câmara dos Deputados/Vinícius Loures

Glória Heloiza (PSC)
O Partido Social Cristão oficializou a candidatura da ex-juíza Glória Heloiza. Como magistrada, atuou na 2ª Vara da Infância, Adolescente e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Heloiza se afastou da atuação como juíza apenas em março, por causa das Eleições 2020. Ainda não confirmado o nome de seu vice.

Glória Heloiza é candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PSC Foto: Reprodução

Luiz Lima (PSL)
O candidato do PSL à Prefeitura do Rio de Janeiro é o deputado federal Luiz Lima. Ele recebeu o apoio do PSD, que vai integrar a chapa com o ex-chefe de polícia Fernando Veloso como vice-prefeito. Antes de ser deputado federal, Lima fez carreira no esporte. Ele foi nadador olímpico, chegando a disputar os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, em os de Sidney, em 2000. Chegou a ser secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento.

Luiz Lima é candidato do PSL à Prefeitura do Rio de Janeiro Foto: Reprodução

Paulo Messina (MDB)
O vereador do Rio de Janeiro Paulo Messina irá tentar, pela primeira vez, a candidatura à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele foi secretário da Casa Civil no governo de Marcelo Crivella, mas rompeu com o prefeito durante o processo de impeachment de 2019. Messina tem 45 anos e é professor. A vice-prefeita é a psicóloga Sheila Barbosa.

Ex-secretário da Casa Civil Paulo Messina é candidato a prefeito Foto: Reprodução/Facebook
Renata Souza (PSOL)
Chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, Renata Souza levanta a bandeira da pessolista como candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro. É presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, onde atua como deputada estadual. Como vice terá o coronel reformado da Polícia Militar Ibis Pereira. Seu nome foi confirmado em comissão no último dia 3.
Deputada estadual Renata Souza é a candidata do PSOL Foto: Divulgação

Os outros candidatos confirmados são Fred Luz (Novo), Suêd Haidar (PMB), Henrique Simonard (PCO) e Cyro Garcia (PSTU).

Leia também1 Conheça os candidatos a prefeito de Belo Horizonte em 2020
2 Eleições 2020: Saiba quem são os candidatos a prefeito de SP
3 Clubes elevam pressão por 'Lei do Mandante', mas perdem apoios
4 Saiba quais as datas do 1º e do 2º turno das eleições de 2020
5 “Não é papel do jornalismo fazer de tudo para derrubar um governo”

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.