Leia também:
X ‘Não conte com puxa-saquismo e hipocrisia’, diz Malafaia

De peruanos a italianos, mais de 200 estrangeiros se candidatam

Cidadãos nascidos em 40 países estarão representados no pleito deste ano

Paulo Moura - 02/10/2020 16h42 | atualizado em 18/11/2020 13h16

Eleições deste ano acontecem no dia 15 de novembro Foto: ASICS/TSE/Nelson Jr.

Não são apenas os brasileiros que estão na disputa por uma vaga de prefeito ou vereador nas eleições deste ano. Dos mais de 550 mil candidatos em todo o país, 219 deles (0,03% do total) são estrangeiros, mas poderão concorrer a um cargo eletivo como cidadãos brasileiros naturalizados.

E as origens são as mais diversas, não importando as distâncias. Taiwan, por exemplo, aparece com 2 candidatos. Países como Angola, Irã, Marrocos e Suíça contam com um representante cada. Outros, porém, seja pela proximidade ou pela relação cultural com o Brasil, possuem um grande número de concorrentes aos cargos eletivos municipais.

É o caso de Portugal, por exemplo, que conta com 30 candidatos estrangeiros, Paraguai com 22, Líbano com 20, Uruguai com 19, Bolívia com 18, Peru com 14 e Argentina com 13. Países com forte tendência política comunista, como a China e Cuba, também marcam presença. São 8 cubanos e 5 chineses.

Ao todo, 40 países estarão representados no próximo pleito. Entretanto, para que um estrangeiro possa votar e, consequentemente, se candidatar em território brasileiro, é necessário que ele seja naturalizado brasileiro. Para isso, ele deve morar no país há mais de quinze anos ininterruptos e não ter condenação penal.

Já para os casos de estrangeiros que sejam originários de países de língua portuguesa, a obrigação de residência cai para apenas um ano ininterrupto e o candidato ao processo de naturalização deve comprovar idoneidade moral.

Leia também1 Campanha de Trump terá pausa após diagnóstico de Covid-19
2 Rival de Trump, Joe Biden testa negativo para Covid-19
3 "Nem sei se vou ser candidato em 2022", declara Bolsonaro
4 Crivella: 'Se PSOL ganhar, vai ter kit gay nas escolas'
5 Bolsonaro reage: 'Querem que eu troque o Kassio por Moro?'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.