Leia também:
X Confira o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU

Conheça os candidatos a prefeito de Belo Horizonte em 2020

Primeiro turno das eleições municipais acontecerá no feriado da Proclamação da República

Pleno.News - 22/09/2020 12h04 | atualizado em 28/09/2020 11h54

Candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte: atual prefeito Alexandre Kalil, Luísa Barreto, Nilmário Miranda e Cabo Xavier Arte: Pleno.News

Quinze candidatos foram confirmados na disputa neste fim de semana. As candidaturas para a corrida eleitoral da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais, estão definidas. A votação acontece no dia 15 de novembro e, caso haja segundo turno, no dia 29 de novembro.

Confira abaixo a lista dos nomes confirmados pelos partidos.

Alexandre Kalil (PSD)
O atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, tenta a reeleição ao cargo. Dessa vez, o vice será Fuad Noman, ex-secretário Municipal de Fazenda. Kalil tem 61 anos e fez carreira como empresário da construção civil antes de entrar na política em 2014, quando tentou um mandato como deputado federal.

Atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte

Áurea Carolina (PSOL)
A candidata do PSOL tenta se tornar prefeita junto com Leonardo Péricles como vice. Ela é cientista social e educadora popular e defende a diversidade de gênero e direitos LGBT. Em 2017 entrou para a política como vereadora da cidade e, em 2018, foi eleita deputada federal.

Áurea Carolina é candidata pelo PSOL para a Prefeitura de Belo Horizonte Foto: Reprodução

Bruno Engler (PRTB)
Um dos fundadores do movimento Direita Minas, Bruno Engler foi eleito deputado estadual de Minas Gerais em 2018 pelo PSL. Depois mudou de legenda para o PRTB. Engler tem 23 anos e é apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

Bruno Engler é fundador do movimento Direita Minas e apoiador do presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

Cabo Xavier (PMB)
O policial militar Cabo Xavier tem 48 anos e é o presidente nacional do Partido da Defesa Social (PDS), que ainda está em formação. Essa é a primeira em que ele tenta uma eleição para prefeito de Belo Horizonte. O vice ainda não foi confirmado.

Policial militar Cabo Xavier Foto: Divulgação

João Vitor Xavier (Cidadania)
Xavier é deputado federal desde 2010 e atual presidente estadual do partido em Minas Gerais. Jornalista, fez carreira no segmento esportivo. Xavier é apresentador de um programa de esportes na Rádio de Minas. Seu vice será o empresário Leonardo Bortoletto.

Radialista João Vítor Xavier é deputado estadual de Minas Gerais Foto: Arquivo pessoal

Lafayette Andrada (Republicanos)
O deputado federal Lafayette Andrada está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e tentará a eleição à prefeitura com a jornalista Marlei Rodrigues como vice. Andrada tem 53 anos e é advogado, tento iniciado sua carreira política em 1992, quando foi eleito vereador da cidade de Lavras (MG). Também já foi vereador de Juiz de Fora, secretário de Estado de Defesa Social e deputado estadual.

Deputado federal Lafayette Andrada Foto: Reprodução

Luísa Barreto (PSDB)
O PSDB aposta na ex-secretária de Planejamento e Gestão do governador Romeu Zema como sua chance de assumir a Prefeitura de Belo Horizonte. Ela foi responsável pela coordenação de projetos e operações de crédito com bancos no início do mandato de Zema. Luísa Barreto terá o ex-subsecretário de Política de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Distrito Federal, Juvenal Araújo, como seu vice-prefeito.

Luísa Barreto, candidata do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte Foto: Reprodução/Redes Sociais PSDB

Marcelo de Souza e Silva (Patriota)
Aos 54 anos, o empresário bacharel em Administração e Ciências Contábeis tenta se eleger prefeito de BH pela primeira vez. Ele já chegou a atuar na prefeitura, mas como secretário de Desenvolvimento Econômico, entre 2013 e 2015. Souza e Silva foi o primeiro a ter o nome confirmado para estas eleições. Ele integra a Câmara de Dirigentes Lojistas há cerca de 30 anos e se tornou presidente da entidade no ano passado. Implantou o projeto Minas Fácil, que facilita a abertura de empresas no estado.

Marcelo de Souza e Silva, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL) Foto: Divulgação/CDL

Nilmário Miranda (PT)
O candidato do PT foi escolhido no último dia 5. O jornalista Nilmário Miranda tem carreira longa na política, como deputado federal, secretário Especial de Direitos Humanos do governo Lula e secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Governo de Minas Gerais. A vice de Miranda será a microempresária e ativista Luana de Souza, também filiada ao PT.

Nilmário Miranda é o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte Foto: Divulgação/PT/Gustavo Bezerra

Também foram confirmados Wendel Mesquita (Solidariedade), Wadson Ribeiro (PCdoB), Wanderson Rocha (PSTU), Rodrigo Paiva (Novo), Fabiano Cazeca (PROS) e Marilia Garcia (PCO) na disputa.

Leia também1 Eleições 2020: Saiba quem são os candidatos a prefeito de SP
2 Clubes elevam pressão por 'Lei do Mandante', mas perdem apoios
3 Saiba quais as datas do 1º e do 2º turno das eleições de 2020
4 “Não é papel do jornalismo fazer de tudo para derrubar um governo”
5 Mais de 70% dos brasileiros são contra candidatura de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.