Justiça tira do ar campanha de Crivella com Jair Bolsonaro
Decisão da Justiça surge em resposta a uma ação da equipe de Martha Rocha
Pleno.News - 11/11/2020 18h51 | atualizado em 11/11/2020 19h23

A Justiça Eleitoral proibiu na terça-feira (10) a veiculação de uma peça de propaganda do prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), em que o presidente Jair Bolsonaro aparece por mais tempo do que a lei permite.
A legislação eleitoral autoriza a participação de apoiadores do candidato em no máximo 25% do tempo total de cada peça de propaganda. Essa peça tem um minuto, e a fala do presidente ocupa 40 segundos (66,6% do total, portanto). A campanha da candidata Martha Rocha (PDT) levou o caso à Justiça Eleitoral, apresentando uma Notícia de Irregularidade em Propaganda.
O caso foi submetido à juíza Luciana Mocco Moreira Lima, da 4ª Zona Eleitoral do Rio, que encontrou duas irregularidades: além do tempo ocupado por Bolsonaro, a ausência de identificação do candidato.
– Após analisar o vídeo em questão, é notória a irregularidade da propaganda acostada com a petição inicial, já que, além de dedicar a maior parte do tempo destinado ao presidente Jair Bolsonaro, ainda não traz o nome do candidato a prefeito e tampouco de seu vice. Assim, notifique-se o candidato Marcelo Bezerra Crivella e a coligação para se abster de veicular a propaganda irregular no horário da propaganda eleitoral gratuita e em qualquer meio de comunicação – determinou a magistrada.
A campanha de Crivella informou que ainda não foi notificada sobre a decisão, mas que vai recorrer dela.
*Estadão
Leia também1 TSE aprova novo envio de tropas para segurança das eleições
2 Web ironiza #LaranjalDoBoulos: "Vai um suco de laranja aí?"
3 Ex-candidato do PT que estuprou cadela é encontrado morto
4 Celso Russomanno acusa Boulos de contratar empresa fantasma
5 Contra Bolsonaro, sites mudam contexto de fala de embaixador