Barroso pede à PF que investigue ataque ao TSE no dia da eleição
De acordo com o presidente da Corte, hackers tentaram derrubar o sistema da Justiça Eleitoral
Pleno.News - 16/11/2020 19h48
Nesta segunda-feira (16), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso disse ter pedido à Polícia Federal (PF) a abertura de uma investigação sobre o ataque hacker aos sistemas da Justiça Eleitoral.
O ataque ocorreu na manhã deste domingo (15), durante o primeiro turno das eleições municipais, e consistiu de milhares de conexões realizadas por segundo na tentativa de derrubar os sistemas do TSE.
Ao comentar o episódio, Barroso disse que os “disparos” foram feitos do Brasil e também dos Estados Unidos e Nova Zelândia.
– O ataque não conseguiu ultrapassar as barreiras e foi devidamente repelido pelos nossos mecanismos de segurança – explicou.
O presidente do TSE disse que já tratou do assunto com o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza.
– Pedi a ele a investigação que se justifica nesse caso, uma investigação séria e ampla – apontou.
Barroso ainda afirmou que pediu investigações sobre o vazamento de dados de ex-ministros e ex-funcionários do TSE, que teria aconteceu antes das eleições, mas foram divulgadas apenas neste domino.
– Assim que eles foram vazados, milícias digitais entraram imediatamente em ação tentando desacreditar o sistema. Há suspeita de articulação de grupos extremistas, que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura. E muitos deles são investigados pelo STF – destacou.
Leia também1 Barroso minimiza assassinatos políticos: "Casos limitados"
2 Internautas fazem manifestação nas redes pedindo voto impresso
3 Feliciano: "Volta da eleição manual é medida que se impõe"
4 Bia Kicis: "Justiça Eleitoral falha na hora H, mas tudo normal"
5 Eduardo Bolsonaro protocola PL por mais segurança eleitoral