Leia também:
X Eduardo Bolsonaro diz que foi eleito pelo bom trabalho do pai

Além de Joice: Confira lista de cotados para prefeitura de SP

Líder do governo no Congresso Nacional já expressou o intuito de se candidatar

Camille Dornelles - 04/10/2019 15h31

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann Foto: Agência Brasiil/Valter Campanato

A um ano das eleições municipais, os partidos já articulam quem serão seus candidatos às prefeituras e câmaras municipais. Para o comando da cidade mais populosa do Brasil, 12 nomes já apareceram como possíveis interessados.

A líder do governo no Congresso Nacional, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), já explicitou o desejo de concorrer. Ela afirmou, inclusive, que se o PSL não a apoiar, ela sairá candidata por outro partido. A sigla estaria dividida entre ela e o deputado estadual Gil Diniz, conhecido como Carteiro Reaça.

Confira abaixo todos os nomes.

PSDB: Bruno Covas
O atual prefeito de São Paulo deve disputar a cadeira pelo PSDB e ter o apoio de João Doria, que se projeto como possível candidato à Presidência em 2022. Ele se tornou prefeito depois que Doria, de quem era vice, sair da prefeitura e tentar o governo de São Paulo.

PSL: Joice Hasselmann ou Gil Diniz
Pelo PSL há duas possibilidades no cenário atual. A líder do governo no Congresso Nacional, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), já explicitou o desejo de concorrer. Mas uma parte dos integrantes da sigla apoiam Gil Diniz, o Carteiro Reaça. Ele é deputado estadual e já foi assessor de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

PSB: Márcio França
Ex-governador de São Paulo, tentou a reeleição em 2018, mas perdeu para João Doria. Ele ocupou a cadeira após a saída de Geraldo Alckmin (PSDB), que tentou a Presidência da República.

PSOL: Guilherme Boulos
O ex-candidato à Presidência da República seguiu em sua militância trabalhista após a expressiva derrota nas urnas. Ele defende a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Boulos é visto como o nome mais forte da esquerda caso o PT não lance candidato próprio.

PT: José Eduardo Cardozo, Fernando Haddad ou Ana Estela Haddad
O Partido dos Trabalhadores articula uma possível candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad. Ele ficou em segundo lugar na corrida presidencial e, caso seja candidato, se colocará na campanha da mesma maneira. Cardozo é ex-ministro da Justiça e seria o mais cotado internamente. Ana Estela Haddad, esposa do ex-prefeito Fernando Haddad, surgiu como possibilidade no início do ano. Dirigentes do PT chegaram a iniciar conversas em abril, mas nada foi concretizado.

PSD: Andrea Matarazzo
Ex-ministro, já declarou explicitamente que irá concorrer. Em agosto, ele decretou que estará na corrida. Matarazzo é contrário a João Doria e deixou o PSDB por conflitos internos.

– Desde que eu estive na Prefeitura como subprefeito eu venho me preparando (para ser candidato). Fui vereador para conhecer a Câmara por dentro e a motivação do vereador no dia a dia da cidade – afirmou.

Novo: Filipe Sabará
Apesar do Novo escolher seus candidatos através de um processo seletivo e não por indicações, o nome de Sabará surgiu através de especulações. Isso porque ele é próximo ao governador de São Paulo, João Doria.

PCdoB: Orlando Silva
Ex-ministro de Lula e Dilma Rousseff, exerce seu segundo mandato como deputado federal. Seu nome surgiu como cotado porque o partido deseja ingressar na disputa da prefeitura pela primeira vez.

DEM: José Luiz Datena
O jornalista também já demostrou interesses em disputar o cargo. Em uma pesquisa de opinião realizada pela Paraná Pesquisas em setembro, ele aparece como o segundo colocado, atrás apenas do deputado federal Celso Russomanno (PRB), que ainda não falou sobre concorrer.

Leia também1 Eleições 2020: Saiba se você precisa cadastrar a biometria
2 Angélica pode ser demitida da Rede Globo por causa de Huck
3 Câmara aprova limite de gastos para eleições de 2020

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.