TRF-4 nega pedido do PT para Lula participar de debate
Ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba
Henrique Gimenes - 09/08/2018 18h21
Nesta quinta-feira (9), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) recusou um pedido feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participasse do debate na TV Bandeirantes.
O evento na emissora está marcado para a noite desta quinta-feira (9). De acordo com os advogados, o debate dá a Lula “a possibilidade de mostrar suas propostas para o eleitorado e, ao fim e ao cabo, dar a ele condições de decidir qual o plano de país que quer”.
A relatora da ação, desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, considerou que o mandado de segurança apresentado pelo PT não era a forma correta de entrar com a ação. Para ela, o próprio ex-presidente, por meio de seus advogados, deveria solicitar os benefícios.
Nesta terça-feira (7), a Corte já havia rejeitado um pedido semelhante por decisão monocrática de uma juíza substituta.
Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde o dia 7 de abril. Ele cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo relativo ao tríplex do Guarujá, em São Paulo.
Leia também1 PT vai ao TRF-4 para que Lula possa participar de debate
2 Malafaia critica acordos do PT para Lula ser candidato