Leia também:
X MPF denuncia ex-deputado do PT na operação Lava Jato

Raquel Dodge contesta candidatura de Lula no TSE

PGR pede que o ex-presidente também não possa fazer campanha enquanto sai o resultado da inelegibilidade

Henrique Gimenes - 15/08/2018 21h40 | atualizado em 16/08/2018 14h37

Procuradora-geral da República, Raquel Dodge Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Na noite desta quarta-feira (15), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, contestou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi o terceiro pedido de impugnação recebido pela Corte, o primeiro deles por Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), e o segundo pelo ator Alexandre Frota.

O responsável pela análise do pedido será o vice-presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Para Dodge, o ex-presidente está inelegível após ser condenado em segunda instância no processo relativo ao tríplex do Guarujá, em São Paulo. Ela pede ainda que Lula não possa realizar campanha enquanto sua inelegibilidade não é decidida.

Ela pede a “rejeição liminar do requerimento, sem qualquer outro efeito jurídico que habilite o impugnado a ser considerado candidato sub judice ou a pretender o financiamento de sua candidatura com recursos públicos, que são destinados apenas a financiar campanhas dos elegíveis”.

O Partido dos Trabalhadores apresentou a candidatura de Lula nesta quarta. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde o dia 7 de abril. O ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Leia também1 Confira o patrimônio dos candidatos à Presidência
2 Candidatura de Lula já tem questionamento no TSE
3 PT registra candidatura de Lula à Presidência no TSE

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.